Continua após publicidade

Como fazer camiseta tie dye usando apenas produtos naturais

A consultora de moda e de sustentabilidade Giovanna Nader ensina a fazer a técnica em casa a partir de ingredientes como casca de cebola e beterraba

Por Bruna Motta
Atualizado em 10 jul 2020, 21h26 - Publicado em 9 jul 2020, 16h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Durante a quarentena, novos hábitos e hobbies foram incorporados à rotina. Alguns se empenham na cozinha, outros tantos enveredaram pelos cursos on-line e houve aqueles que decidiram aderir à onda do tie dye. Responsável por conferir um toque divertido nas camisetas, produzindo desenhos coloridos, com estampas singulares e efeitos em degradê, a técnica foi alçada à fama na década de 70 com os hippies. Ficou ali, meio esquecida, com alguns adeptos – como todo modismo – mas voltou com tudo entre as tendências do verão de 2020. E, diante do ócio ao longo de quase quatro meses de confinamento, tornou-se uma espécie de terapia ocupacional (estilosa, diga-se de passagem) a muitos cariocas.

    Publicidade

    Apresentadora do Se Essa Roupa Fosse Minha, do GNT, consultora de moda e de sustentabilidade, Giovanna Nader ensina a estilizar as roupas usando produtos fáceis de se ter em casa.

    Publicidade

    +Lives do fim de semana: Safadão, Diogo Nogueira e muito rock

    Antes de começar, papel e caneta na mão: será preciso uma peça clara de tecido natural, bicarbonato de sódio, barbante e cascas de cebola ou de beterraba (ou a própria beterraba inteira). “Há quem prefira usar corante. Eu gosto dos alimentos que causam o mesmo efeito”, explica Giovanna, que divide a tarefa com a filha Marieta, de 2 anos, fruto do relacionamento com o ator, humorista e roteirista Gregório Duvivier. “A gente se diverte”, conta. Abaixo, confira o passo a passo:

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Camiseta tie dye: Giovanna tingiu a peça usando cascas de cebola e beterraba (Acervo Pessoal/Divulgação)

    Preparando o tecido

    Em primeiro lugar, é muito importante que a peça escolhida esteja limpa (leia-se sem nenhuma sujeirinha grudada) para não correr riscos de criar falhas estranhas na estampa. Portanto, lave o tecido com água e sabão neutro antes de começar o tie dye.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Para quem ainda é iniciante, uma boa opção é começar pela estampa espiral, que consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, o que criará uma espécie de caracol no fim do processo.

    Com o barbante ou o elástico de borracha, amarre o rolinho formando um X e dividindo o tecido amarrado em quatro partes.

    Publicidade

    +Cinco combinações imperdíveis de pizza e vinho

    Continua após a publicidade

    Tingimento

    Publicidade

    Ferva um pouco de água em panelas diferentes. Em uma, coloque a camisa e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe ferver por 30 minutos. Na segunda, adicione as cascas de cebola e a beterraba por 20 minutos.

    Coloque a blusa fervida na panela onde estão as cascas por 10 minutos.

    Continua após a publicidade

    +Grátis: seis peças para assistir on-line nesta semana

    Finalizando o tie dye

    Mantenha a peça de roupa em um local seco, ventilado e longe do sol até que o tecido seque por completo.

    Continua após a publicidade

    Corte as amarras e lave o tie dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos da cor e evitar que a peça manche outras roupas. Deixe secando no varal e, depois, use o ferro de passar para finalizar o produto.

     

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.