Museu de Arte do Rio celebra seus cinco anos com mostra dedicada ao samba

Joias de Carmen Miranda, obras de Lasar Segall e fotografias de Evandro Teixeira estão na exposição

“Orquestra”, de Lasar Segall, é uma das obras em exposição

“Orquestra”, de Lasar Segall, é uma das obras em exposição (Reprodução/ Lasar Segall/Divulgação)

Mais de 800 itens foram reunidos para a exposição O Rio do Samba: Resistência e Reinvenção, que, dos pilotis do térreo à Sala de Encontro do Museu de Arte do Rio, vai recontar a história do gênero centenário. Para dar conta dessa longa trajetória, de suas origens aos dias de hoje, os curadores Nei Lopes, Evandro Salles, Clarissa Diniz e Marcelo Campos recorreram a atrações diversas, de pinturas de Portinari, Lasar Segall e Heitor dos Prazeres a fotos de Evandro Teixeira e Walter Firmo, passando por parangolés de Hélio Oiticica e joias raras de Carmen Miranda. A coletiva é dividida em três partes, batizadas com os títulos a seguir.

Da Herança Africana ao Rio Negro. Essa ala retrata a vida de oriundos de nações africanas no Brasil, para onde trouxeram ampla diversidade cultural. Cartola é um dos grandes homenageados da exposição.

Da Praça XI às Zonas de Contato. Fotos históricas de rodas, além de instrumentos da batucada, como pandeiro, agogô e o histórico prato de João da Baiana, serão exibidos ao lado de pinturas como Orquestra, de Lasar Segall.

O Samba Carioca, um Patrimônio. A tradição das escolas de samba, os desfiles e seus elementos de representação social são evocados em obras como o retrato da baiana nos trilhos da Central, feito por Evandro Teixeira, em 1979.

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro. Terça a domingo, 10h às 17h. Grátis (até 29 de maio) e R$ 20,00. Abertura no sábado (28).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s