Livro inédito traz 2016 pílulas sobre os Jogos Olímpicos

Com lançamento previsto para o dia 2 de agosto, publicação dos jornalistas Adalberto Leister Filho e Guilherme Costa traz curiosidades e informações pouco conhecidas

Exagero nenhum dizer que 2016 ficará latente na memória dos brasileiros. Dos grandes fãs de esporte até os cariocas que tiveram suas rotinas completamente alteradas, todos vão se lembrar do ano em que os Jogos Olímpicos estiveram em solo sul-americano pela primeira vez na história. Em menos de uma semana, os melhores atletas do mundo desfilam pelo Rio de Janeiro em busca de medalhas, recordes e um lugar no Olimpo do esporte. Para contextualizar o evento e já dar o clima que irá dominar a cidade por dois meses, os jornalistas Guilherme Costa e Adalberto Leister Filho lançam o livro 2016 Histórias que Fizeram 120 anos de Olimpíadas, com lançamento previsto para a próxima terça (2), na Livraria da Travessa, às 19h.

A publicação da editora Xamã busca dar conta de todo o universo olímpico com pílulas informativas que se dividem em três temáticas. Em Regras, o leitor confere tudo sobre as 28 modalidades atuais e outras tantas que não fazem mais parte do programa; em História, fatos notáveis das 31 edições dos Jogos do Verão – incluindo a preparação para a Rio 2016; por fim, em Heróis, curiosidades sobre personagens que deixaram suas marcas no principal evento esportivo do mundo. Um deles é o velocista jamaicano Usain Bolt, que, apesar de ser extrovertido e fazer brincadeiras enquanto levava três ouros para casa, foi duramente criticado até mesmo por membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) pela arrogância e prepotência. O astro sequer cumprimentou seus rivais ao final dos 200 metros rasos.

Como esta, o livro apresenta inúmeras histórias curiosas. Você sabe quantas penas tem uma peteca de badminton? Dezesseis, todas elas obrigatoriamente oriundas do lado esquerdo de um ganso, pois é sabido que a ave dorme apoiando o lado direito, o que modifica a textura da plumagem. Qual esporte homens e mulheres disputam em igualdade de condições? O adestramento, totalmente dominado pelas amazonas e primeiro pódio integralmente feminino. Porque os jogadores de vôlei de praia usam óculos mesmo em partidas noturnas? Para evitar que entre areia nos olhos.

Foram dois meses de muita pesquisa. Durante janeiro e fevereiro, eles dividiram o trabalho e cada um ficou responsável por apresentar suas histórias curtas. A meta: mostrar de forma leve e divertida um panorama para quem não estivesse muito familiarizado com a trajetória do evento, em categorias independentes umas das outras e que trouxessem fatos inéditos ou pouco conhecidos. A inspiração foram as Guias de Cobertura tão conhecidas pelos dois durante suas carreiras em emissoras televisivas. “Muito veio da nossa própria experiência como jornalistas esportivos e das coberturas que fizemos de edições anteriores”, conta Adalberto, que teve o livro rejeitado por outras editoras que acreditavam que o assunto já estaria esgotado. O restante foi pesquisado em uma basta bibliografia colecionada pela dupla em viagens ao exterior durante os jogos e curiosidades oriundas das redes sociais.

Resta agora saber quantas curiosidades vão sair da edição realizada no Rio de Janeiro, que já vem dando o que falar mesmo antes do início das competições. Se depender de todas as polêmicas, parece que os jornalistas vão ter material suficiente para lançar uma continuação totalmente voltada para a Rio 2016. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s