Confira treze curiosidades sobre a maior feira de vinhos do Brasil

A quinta edição da Grande Prova Vinhos do Brasil reuniu, de 5 de junho a 9 de junho, o número recorde de 850 vinhos de 110 vinícolas nacionais

A quinta edição da Grande Prova Vinhos do Brasil reuniu, de 5 de junho a 9 de junho, o número recorde de 850 vinhos de 110 vinícolas nacionais participantes. O evento é reconhecido como a maior referência dos vinhos do Brasil disponíveis no mercado. Neste ano, a prova revelou o potencial, qualidade e variedade dos vinhos brasileiros. Confira abaixo treze curiosidades sobre o evento, que ainda anunciará a lista de vencedores:

+ Zona Portuária recebe painéis para colorir

1) Foram avaliados 850 rótulos – maior prova de vinhos brasileiros desde Pedro Álvares Cabral .

2) 90% dos vinhos brasileiros são produzidos no Rio Grande do Sul, mas a prova não foi lá e sim no Rio, o que é uma vitória e uma honra para os cariocas.

3) A maioria dos brasileiros desconhece que o Brasil tem tanta variedade de vinhos.

4) Participaram este ano vinhos de oito estados.

5) Entre os campeões temos vinhos de quatro estados e alguns totalmente desconhecidos.

Grande Prova de Vinhos do Brasil 2016Grande Prova de Vinhos do Brasil 2016

 (/)

6) Pela primeira vez na história um vinho feito no estado do Rio de Janeiro participou de um concurso (Vinícola Inconfidência Cabernet Franc e Vinícola Inconfidência Sauvignon Blanc).

7) Pela primeira vez na história sucos de uva participam de um concurso, nas categorias Suco Tinto e Suco Branco. Participam apenas sucos integrais (100% uva)

8) Os estrangeiros que lá estavam como jurados se encantaram com os sucos de uva e com os nossos espumantes Moscatel.

+ Itacoatiara ganha guia com dicas para trilhas

9) Michel Friou, um dos jurados da Grande Prova, enólogo chefe do Almaviva (para muitos, o melhor vinho da América Latina), provou nossos vinhos e sugere que não plantemos Cabernet Sauvignon e sim Merlot. 

10) A uva tinta mais plantada no Brasil é a Cabernet Sauvignon. Esta foi a categoria com mais vinhos concorrendo, e também a categoria com o pior desempenho.

11) A categoria com o melhor desempenho foi, com o maior número de medalhas de ouro,a dos Espumates Extra-Brut e Nature (com zero de açúcar).

12) Pela primeira vez tivemos a categoria TintosSuper Premium, com cerca de 40 vinhos, que formam a elite dos tintos brasileiros. 

13) Pela primeira vez tivemos a categoria Best Buy. A bela lista de vinhos bem pontuados e com preços até R$ 39,99 será divulgada em breve.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s