Atores cegos apresentam clássico de Nelson Rodrigues no Rio

Encenada no escuro, peça convida público a entender a história através de outros sentidos

Sucesso em São Paulo, o projeto Teatro Cego chega ao Rio com o espetáculo O Grande Viúvo, baseado no conto de Nelson Rodrigues. Atores cegos e sem a deficiência apresentam a montagem em uma sala completamente escura, onde os espectadores se veem obrigados a entender o enredo estimulados por sons, vozes e cheiros. As sessões acontecem de sexta (9) a domingo (12), no Teatro Fashion Mall.

O público divide o palco com o elenco, formado por seis atores – metade com deficiência visual – e três músicos que têm o desafio de interpretar a trilha sonora do espetáculo na mais completa escuridão. Logo na entrada, os espectadores recebem ajuda dos atores para chegar até o palco. O formato Teatro Cego propõe ao espectador que enxerga, um mergulho na realidade das pessoas com deficiência visual, recorrendo a outros sentidos e à intuição para compreender a trama.

Para o diretor Paulo Palado, que também atua na peça, a experiência vem sendo um grande aprendizado. “Quando as luzes se apagam, somos todos iguais”, afirma. Luiz Mel, que assina a direção musical e a produção da montagem, acredita que o projeto tem dois grandes objetivos: “Queremos dar às pessoas com deficiência a oportunidade de trabalhar no teatro – tanto como atores quanto na produção – e também oferecer aos que enxergam a oportunidade de viver uma experiência inovadora.”

A trama trata do drama de um viúvo que, após perder sua adorada esposa, comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à sua amada. Porém, não antes de construir um mausoléu para repousar junto da esposa. Inconformados com essa decisão, seus familiares tentam, a todo custo, convencê-lo a desistir do suicídio e, para isso, inventam calúnias sobre a falecida.

Teatro Fashion Mall. Estrada da Gávea, 899, São Conrado. Quinta (9), 21h; sexta (10), 21h30; sábado (11), 19h e 21h30; domingo (12), 20h. R$ 50,00. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s