Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Parque infantil do Jardim Botânico será revitalizado; veja fotos

Espaço terá novos brinquedos e uma área de convivência. Previsão para conclusão das obras é de dois meses

Por Luiza Maia Atualizado em 1 nov 2021, 22h39 - Publicado em 1 nov 2021, 15h16

Após 17 anos sem reformas, o parque infantil do Jardim Botânico do Rio ganhará uma cara nova. As obras, iniciadas nesta segunda (1º), preveem a instalação de novos brinquedos e um espaço de convivência para receber os visitantes.

+ Oi Futuro recebe instalação com os sons da Amazônia

Inaugurado em março de 1975, o parquinho só havia passado por uma grande revitalização até o momento. Com investimento de R$ 100 000,00, a área infantil terá novos equipamentos como uma casinha de madeira com escorregador – e um forte apache – composto por dois chalés conectados por uma ponte.

Foto mostra casinha de madeira
Casinha: novo brinquedo é instalado João Vítor Castanheira/Divulgação

Já a área baby terá um circuito com uma escada de rapel infantil, balanços, gangorras, uma ponte de equilíbrio, entre outros, além de uma nova casa de bonecas.

As áreas em reforma permanecerão isoladas e terão o uso liberado aos pequenos de forma progressiva. A previsão é de dois meses para conclusão. Os brinquedos instalados no parque, ainda em bom estado de funcionamento, serão doados a escolas públicas próximas ao Jardim Botânico.

Continua após a publicidade

Imagem preto e branco mostra crianças brincando em escorrega
Viagem no tempo: foto mostra a inauguração do espaço infantil, em 1975 Acervo Jardim Botânico do Rio/Reprodução

O espaço está localizado em um sítio arqueológico onde funcionava a Real Fábrica de Pólvora, criada em 1808 por Dom João e transferida para a Raiz da Serra de Petrópolis em 1831, devido ao risco de explosões.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Os muros, construídos em alvenaria de pedra e tijolo, e o portal de entrada ainda mantidos no espaço são recordações da Oficina de Granizar, uma das sete que funcionavam ali. O portal, inclusive, apresenta elementos alusivos à fábrica, como canhões, barris e balas de canhão, além da coroa real.

Foto mostra portal de entrada do parquinho do Jardim Botânico
Sítio arqueológico: muros e portal de entrada serão preservados João Vítor Castanheira/Divulgação
Continua após a publicidade

Publicidade