Clique e assine por apenas 4,90/mês

Doze livros para despertar hábito da leitura em crianças

Quarentena pode ser um bom momento para que pais e filhos comecem a ler juntos

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 20 Maio 2020, 19h00 - Publicado em 20 Maio 2020, 18h56

Descobrir as palavras é uma das conquistas mais marcantes na vida de uma criança. Ler, brincar com o som e a imagem das letras: tudo isso revela um novo mundo. E o período da quarentena pode estimular pais e filhos a lerem juntos e, assim, despertar nas crianças o hábito tão importante como o da leitura. “Quando as crianças começam a ler com autonomia, devemos oferecer diversidade, principalmente de obras impressas em papel. Os livros de tecido e de plástico são práticos em momentos pontuais, como a hora do banho e do sono, por exemplo. O ir e vir com as folhas de papel, a leitura das imagens e todo o encantamento dos livros fascinam os pequenos leitores”, afirma a escritora e professora de Literatura do Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT) Ninfa Parreiras.

+ Dez séries de streaming para assistir em família

A pedido de VEJA RIO, a professora elaborou uma lista de livros que podem ser ótimos aliados para famílias que estão empenhados em ler juntos com seus pequenos (e iniciantes) leitores. Confira:

Dez Patinhos
Autora: Graça Lima (texto e ilustração) – Editora Companhia das Letrinhas
Um livro para bebês e crianças. Conta a história de uma ninhada de dez patinhos e suas aventuras. Vez ou outra, um se distrai e sai de cena. Há um desaparecimento dos filhotes, num jogo de subtração e de esconde-esconde.

A Arca de Noé

Continua após a publicidade
Arca de Noé: clássico de Vinicius de Moraes agrada a adultos e crianças Companhia das Letras/Divulgação

Autor: Vinícius de Moraes (ilustração Nelson Cruz) – Editora Companhia das Letrinhas
Obra clássica da literatura para as crianças, do consagrado compositor e escritor brasileiro. São mais de trinta poemas que brincam com os sons e com as palavras num diálogo entre a realidade e a fantasia.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

As Patas da Vaca
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós (ilustração Walter Ono) – Editora Global
História curta em versos que brinca com as quantidades, as idiossincrasias da vaca e da pata, com as formas e a percepção de mundo. Ilustrações cheias de movimento imprimem humor e descontração ao texto.

Um Mar de Gente

Um Mar de Gente: as sensações de uma ida à praia Editora Rovelle/Divulgação

Autora: Ninfa Parreiras (ilustração Suppa) – Editora Rovelle
Um dia inesquecível da primeira vez de uma menina na praia. Quantas sensações o mar traz com cheiros, ruídos, texturas e volumes. E tanta gente diferente! É um livro que traz as diversidades e o olhar sensível da criança.

+ Quinze livros digitais gratuitos para ler em família

O Lápis e o Menino
Autora: Tatiana Kauss (ilustração Mari Menezes) – Editora Quase Oito
Quando as crianças começam a ler e a escrever… São tantas experiências e novidades! Com interatividade, a obra dialoga com o leitor, que descobre as letras, os sons e ainda traz desenhos para colorir!

O Mundo dos Livros

O Mundo dos Livros: a artista Bia Bedran também envereda pela literatura infantil Nova Fronteira/Reprodução


Autora: Bia Bedran (ilustração Alexandre Rampazo) – Editora Nova Fronteira
Uma história dentro da outra e outra mais. Um mundo grande onde moram tantas, mas tantas histórias, inclusive as que serão escritas! Com imaginação, a autora investe no sonho e na possibilidade criativa da ficção.

Engolidor de Espelhos
Autora: Pepita Sampaio (ilustração Cris Eich) – Editora Rovelle
Alegrias, aventuras e também perdas fazem parte desta narrativa que vai trabalhar com a memória. E com a possibilidade de reconstruir, o que as crianças fazem ao brincar e ler.

Maria Teresa

Maria Teresa: causos do folclore numa narrativa atraente Editora Global/Divulgação

Autor: Roger Mello (texto e ilustração) – Editora Global
Já pensou numa história contada por uma carranca do Rio São Francisco? Causos do folclore estão aqui nesta deliciosa narrativa, no embalo do ritmo do rio que revela tantas coisas, criaturas e flui para o mar…

Os Vizinhos
Autora: Einat Tsarfati (texto e ilustração) – Editora Pequena Zahar
A cada dupla de páginas, o leitor se depara com um universo único e mágico de um dos vizinhos da personagem. É surpreendente reparar as diversidades de tipos, suas preferências e o que a imaginação da criança alcança.

+ Brincadeiras para distrair as crianças em casa

Lino
Autor: André Neves (texto e ilustração) – Editora Paulinas
O porquinho Lino vivia numa loja de brinquedos. E olha que ele não estava só! Sua amiga Lua, a coelha branca com luzinha na barriga, vai desaparecer. E agora, como vão brincar e viver novas aventuras?

Travesseiro Travesso
Autor: Luiz Raul Machado (ilustração Vanessa Prezoto) – Editora FTD
O travesseiro é uma parte da vida das crianças. Para brincar, descansar, dormir e sonhar… O travesseiro desta história vira um amigo para a personagem. Vai ter tanta aventura porque ele era bem travesso!

Você Viu?
Autora: Edméa Campbell (ilustração Marcia Misawa) – Editora Paulinas
Ah, se um ursinho desaparece! Vamos procurar também? Texto e imagens se deslocam e levam o leitor a experimentar sensações e encontrar bichos e locais na busca do brinquedo.

Publicidade