Continua após publicidade

Segurança, passe livre e show gratuito: as promessas dos candidatos do Rio

Iniciativa da Fecomércio RJ, em parceria com a Veja Rio e demais portais, promoveu sabatinas com os candidatos à prefeitura. Conheça as propostas de cada um

Por Abril Branded Content
Atualizado em 13 set 2024, 17h56 - Publicado em 11 set 2024, 11h17
Sabatinas do Movimento Rio em Frente: candidatos na berlinda. O evento, que não teve plateia, foi transmitido ao vivo. Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
 (Sabatinas do Movimento Rio em Frente: candidatos na berlinda. O evento, que não teve plateia, foi transmitido ao vivo. Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)
Continua após publicidade

Com o objetivo de ampliar o debate político para que a população conheça as propostas de governo de cada candidato e estimular o voto consciente nas eleições de outubro, a sexta edição do Movimento Rio em Frente, promovida pela Fecomércio RJ em parceria com os jornais O Dia e Meia Hora, VEJA Rio e SBT, realizou, entre os dias 26 e 30 de agosto, uma rodada de entrevistas com os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro. 

Ao todo, nove postulantes ao cargo participaram das sabatinas: Henrique Simonard (PCO), Marcelo Queiroz (Progressistas), Eduardo Paes (PSD), Carol Sponza (Novo), Alexandre Ramagem (PL), Juliete Pantoja (UP), Cyro Garcia (PSTU), Tarcísio Motta (PSOL) e Rodrigo Amorim (União Brasil). Todos foram entrevistados pela apresentadora Isabele Benito, do SBT Rio, no auditório da Fecomércio RJ, e a cada um foi destinado o tempo de 50 minutos para a defesa de planos de governo e respostas às perguntas de internautas, que puderam acompanhar as transmissões ao vivo.

Isabele Benito, apresentadora do SBT Rio, conduziu as sabatinas no auditório da Fecomércio RJ. Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia
(Isabele Benito, apresentadora do SBT Rio, conduziu as sabatinas no auditório da Fecomércio RJ. Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

Para Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, “a eleição municipal é a mais importante de todas porque afeta a nossa vida diretamente no dia a dia”.

Apoio ao desenvolvimento socioeconômico

A Fecomércio RJ ofereceu a todos os candidatos uma plataforma igualitária, para que pudessem expor suas ideias e serem avaliados pela população de forma justa, enriquecendo a democracia, incentivando um voto mais consciente e fortalecendo o vínculo entre representantes e representados.

Nesse sentido, o Movimento Rio em Frente é uma iniciativa que a Fecomércio RJ desenvolve desde 2019, com o propósito de apoiar e promover discussões que visem criar estratégias e soluções para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado. Como o próprio presidente da instituição destacou, a principal finalidade é debater o Rio de Janeiro como um todo.

Continua após a publicidade

 

Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ. Crédito: Marco Terranova
(Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ. Crédito: Marco Terranova/Divulgação)

“Nossa ideia, ao promover esse ciclo de entrevistas do Movimento Rio em Frente com os candidatos à prefeitura do Rio, é dar ao eleitor a oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos e exercitar sua cidadania com plenitude. Essa é uma contribuição da Fecomércio RJ para a democracia.”

Planos para o futuro

Os temas mobilidade (transporte), turismo, emprego, segurança e saúde foram os mais debatidos. Para o presidente da Fecomércio RJ, o prefeito eleito tem que se comprometer diretamente com o combate à informalidade no Rio. “Temos um problema que é clássico e gritante na cidade: a informalidade do comércio. E o problema é o que está por trás dela, o que vem antes e depois – a mercadoria é roubada, não há recolhimento de impostos nem geração de empregos. A informalidade, se combatida adequadamente, terá resultado imediato”, explicou.

Marcelo Queiroz (Progressistas). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Marcelo Queiroz (Progressistas). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

Quando o assunto abordado foi emprego, o postulante à prefeitura pelo Progressistas, Marcelo Queiroz, falou sobre a vocação do Rio para se tornar um hub de logística. “O Aeroporto do Galeão pode ir além do turismo, transformando-se num centro de distribuição, gerando mais empregos”, destacou. 

Cyro Garcia (PSTU). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Cyro Garcia (PSTU). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

Já o candidato Cyro Garcia, do PSTU, ressaltou a importância de incentivar empregos a partir de micros e pequenos empresários. “Temos que ter políticas voltadas, desde a prefeitura, para fomentar o microempreendedor. A maioria dos empregadores da nossa cidade tem de um a nove empregados. É preciso haver um crédito social, temos que incentivar os micros e pequenos empresários para que eles possam ampliar seus negócios e absorver mão de obra”, analisou.

Continua após a publicidade

Promessas para reforma tributária

Questionado sobre o tema Reforma Tributária, que entre as mudanças aprovadas estão a extinção do ISS e a criação do Imposto sobre Bens e Serviços, cuja competência será compartilhada entre estados e municípios, Tarcísio Motta, candidato pelo PSOL, defendeu a “justiça tributária”.

Tarcísio Motta (PSOL). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Tarcísio Motta (PSOL). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

“A carga tributária continua alta e só vai se resolver quando fizermos o que é feito no mundo todo, a justiça tributária. Toda vez que o imposto é sobre o consumo, o pobre paga tanto imposto quanto o rico. É preciso aumentar tributos como a taxação sobre grandes fortunas, sobre lucros e dividendos, por exemplo”, afirmou. 

Passe livre e integração dos meios de transporte

Sobre mobilidade, Juliete Pantoja (UP) defendeu o direito de ir e vir dos cariocas com transporte gratuito e de qualidade. “Atualmente, são mais de 100 cidades no nosso país que já possuem transporte público gratuito. Isso significa o transporte como um direito assim como funciona na educação, em que o cidadão não paga para ter uma vaga na escola”, explicou.

Continua após a publicidade
Juliete Pantoja (UP). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Juliete Pantoja (UP). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

O postulante à prefeitura pelo União Brasil, Rodrigo Amorim, pretende integrar os meios de transporte na cidade. “Não vamos acabar com o BRT, mas é necessário que tenhamos linhas alimentadoras nos bairros, queremos estimular o transporte solidário ou o transporte alternativo complementar para que as pessoas possam sair de suas casas e irem até uma linha principal. E integrar o BRT a outros modais que não são de competência do município, como o metrô.” 

Rodrigo Amorim (União Brasil). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Rodrigo Amorim (União Brasil). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

Colaboração para o turismo

Um impulsionador do turismo local, Antonio Queiroz relembra o êxito de trazer o escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a cidade, porém fez uma ressalva sobre o investimento como um todo para que o Rio esteja preparado para receber os turistas. 

O Rio de Janeiro teve o maior crescimento do Brasil em números absolutos na chegada de turistas internacionais. De janeiro a julho de 2024, foram 868 370 visitantes estrangeiros, um aumento de 25% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.

Segundo o presidente da entidade, a Fecomércio RJ está contribuindo com esse movimento com dois prédios no centro do Rio: o Centro de Tecnologia do Senac RJ, a Cápsula, e outro prédio, ao lado – ambos próximos à Candelária e ao CCBB –, onde será construído um hotel-escola, com previsão para estar finalizado em 2026.

Continua após a publicidade

Rio de portas abertas

Eduardo Paes, atual prefeito e candidato à reeleição pelo PSD, fez uma promessa “fácil”: se for reeleito, pretende realizar, no primeiro fim de semana de maio de 2025, o show da banda irlandesa U2. “Um show de música pop mundial traz um volume enorme de mídia espontânea para a cidade, ajudando a movimentar o turismo”, explicou. 

Eduardo Paes (PSD). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Eduardo Paes (PSD). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

Já o candidato do PCO, Henrique Simonard, defendeu o investimento em outras áreas da cidade para que mais regiões ganhem com o turismo local. “Temos que fomentar o turismo em mais lugares, fazendo um trabalho de revitalização. O Rio guarda verdadeiras pérolas, como o bairro de Madureira, o Maciço da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca”, pontuou o político, ressaltando que o Rio deveria ter mais parques.

Henrique Simonard (PCO). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Henrique Simonard (PCO). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

O postulante à prefeitura pelo PL, Alexandre Ramagem, defendeu a criação de uma nova secretaria para alavancar o turismo. “O Rio de Janeiro é vocacionado para cultura, lazer, ecoturismo e entretenimento. Precisamos ter uma secretaria de eventos e entretenimento. Se houver organização, segurança, auxílio para esse empreendedorismo, em três anos conseguimos mudar essa questão do turismo. A movimentação de valores do Rio será muito maior.” 

Alexandre Ramagem (PL). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Alexandre Ramagem (PL). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

Segurança reforçada 

Continua após a publicidade

Para Carol Sponza (Novo), é preciso investir em segurança para receber os turistas. “O principal problema hoje do turismo do Rio é a segurança. Nossa proposta é transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal, com treinamento adequado, capacitação extensa, e armá-la. Assim, é possível atuar em diversas frentes, como no turismo, fazendo a ronda das áreas turísticas da cidade.” 

Carol Sponza (Novo). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia / Divulgação
(Carol Sponza (Novo). Crédito: Eduardo Uzal / Jornal O Dia/Divulgação)

Pelos próximos quatro anos, o presidente da Fecomércio RJ espera que todos possam trabalhar juntos, com o objetivo de gerar os melhores resultados para a população da Cidade Maravilhosa. “Nós, da Fecomércio RJ, estamos sempre de braços abertos para colaborar com o estado. E o mais importante: quem tem que estar feliz é a população, o cidadão que mora no Rio. É ele quem deve colher os frutos de uma boa gestão”, finalizou. 

Para assistir às sabatinas completas e conhecer as propostas dos candidatos, acesse os canais O Dia Online  e SBT News. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.