Clique e assine por apenas 3,90/mês

Dia das Crianças: AquaRio e Museu do Amanhã têm programação especial

O aquário inaugura uma mostra com esculturas feitas a partir de lixo recolhido nas praias. Já o Museu do Amanhã incentiva os pequenos a pôr a mão na terra

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 8 out 2020, 19h22 - Publicado em 8 out 2020, 19h20

Em tempos de flexibilização, atrações turísticas da cidade já têm programação especial para quem deseja comemorar o Dia das Crianças fora de casa. Confira:

AquaRio.

Rio Ao Mar: lixo encontrado nas praias cariocas virou obra de arte nas mãos de Clécio Régis Experiência Única Filmes/Divulgação

Um polvo, uma baleia e um cavalo-marinho, com altura entre dois e quatro metros de altura, fazem parte de uma exposição em cartaz a partir do sábado (10). A mostra é uma parceria com o Projeto Rio ao Mar, da ID Cultural. As esculturas, feitas pelo artista plástico e cenógrafo Clécio Régis, foram produzidas com resíduos coletados em mutirões de limpeza que aconteceram entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020.

No local, o público também pode conferir uma mostra fotográfica junto com a terceira edição da exposição Mar de Lixo, feita em parceria com a ONG Instituto Mar Urbano. As imagens do fotógrafo Ricardo Gomes retratam como o lixo jogado nos mares prejudica a biodiversidade marinha.

Na sexta (9), o canal do Youtube do AquaRio terá uma edição especial do quadro Em Casa com o AquaRio. Uma sereia vai conversar com as crianças, a partir das 17h, sobre os impactos que o oceano está sofrendo por conta das ações humanas e como é possível os pequenos ajudarem.

Continua após a publicidade

AquaRio. Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8). Fins de semana e feriados, 9h/18h, com entrada até as 17h. Segunda a sexta, 10h/17h, com entrada até as 16h. Ingressos a partir de R$ 70,00 (crianças, estudantes, moradores da cidade e nascidos no Rio).

Museu do Amanhã.

Horta do Amanhã: cada criança poderá levar uma mudinha para casa Guilherme Leporace/Divulgação

O tecnológico museu preparou duas atividades presenciais para os pequenos no sábado (10). As inscrições devem ser realizadas pelo site do museu. Todas as crianças devem estar acompanhadas de um responsável.

Nos Jogos de Bicicleta, voltados para crianças de até 5 anos, serão treinados equilíbrio e as primeiras pedaladas. A brincadeira acontece entre 10h e 12h30 e são permitidas apenas três crianças, mais os responsáveis, por sessão.

Às 11h e às 15h acontece a Horta Vivência: Vida Gera Vida, edição especial totalmente voltada 100% para a criançada. A atividade começa com um bate-papo sobre consumo consciente e a gestão de resíduos. Depois, haverá uma oficina de plantio com uso de técnicas e princípios sustentáveis. Ao final, todas as crianças poderão levar suas mudinhas de planta personalizadas para casa.

Museu do Amanhã. Praça Mauá, número 1. Quinta a domingo, 10h/17h. Ingressos: R$ 26,00. Agendamento da visita pelo site.

Continua após a publicidade
Publicidade