Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Cinco atividades on-line para animar a criançada em casa

Fim de semana terá oficinas de produção de tintas naturais e diversos espetáculos pela web

Por Marcela Capobianco Atualizado em 9 abr 2021, 17h32 - Publicado em 9 abr 2021, 15h18

A cada semana que passa durante a pandemia, fica mais desafiador dar conta de distrair os pequenos em casa. VEJA Rio dá uma forcinha e reúne dicas culturais on-line para animar os miúdos com oficinas de criatividade, música e teatro neste fim de semana. Confira:

+ BioParque do Rio reabre nesta sexta (9)

Espetáculo On-line da Palhaça Amora.

Palhaça Amora com uma enorme bolha de sabão
Palhaça Amora: Alarisse Mattar, sozinha em cena, propõe reflexões sobre a importância de brincar Igor Keller/Divulgação

Por ser apenas uma brincante que cria enormes bolhas de sabão, a palhaça Amora (Alarisse Mattar) começa a refletir sobre seu propósito de vida e o valor do mundo, questionando se o trabalho que desempenha tem utilidade para a vida. Onde está a ludicidade e a importância da construção de um universo sensível como dispositivo que potencializa afetos? É a essa dúvida que o espetáculo tenta responder. A peça foi construída colaborativamente com a participação do público nas redes sociais durante período mais crítico de isolamento social. A direção é de Karla Concá.

Sáb. e dom., 16h. Grátis. Acesso pelo YouTube. Até 18 de abril.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Geração Alpha.

Ator do grupo Os Satyros pela tela do Zoom
Geração Alpha: peça on-line do grupo Os Satyros se passa justamente numa reunião infantil pelo Zoom OS/Divulgação

O grupo de teatro paulista Os Satyros é pioneiro em experiências on-line e, agora, lançou um projeto voltado para crianças e adolescentes. Na narrativa, seis crianças com idades entre 5 e 10 anos, amigas entre si, moram no mesmo prédio e se encontram pela plataforma Zoom, para comemorar o aniversário de uma delas. Durante o encontro virtual, elas dividem seu olhar para o mundo e tudo o que as afeta, como a vida em família, a escola, o condomínio, as incertezas com a pandemia, a saudade dos avós, dos colegas e a vontade de brincar. A direção e a dramaturgia são assinadas por Soraya Saide. O elenco conta com Anna Kuller, Beatriz Medina, Gabriela Lois, Guilherme Andrade, Ícaro Gimenes e Luis Holiver.

Sáb., 14h e 16h. Dom. 17h. Seg., 10h. Grátis. Acesso pelo Sympla.Até 26 de abril.

Continua após a publicidade

+ Grupo Corpo comemora 46 anos com exibições de espetáculos no streaming

Circo de Pulgas.

Atriz fantasiada de palhaça
Circo de Pulgas: a delicadeza e os sonhos que habitam o universo dos picadeiros Renato Mangolin/Divulgação

O espetáculo on-line infantojuvenil com dramaturgia e direção de Flávia Lopes mescla palhaçaria, música, poesia e teatro de formas animadas para resgatar a magia do circo itinerante. Filha, neta, bisneta e tataraneta de figuras ancestrais dos picadeiros, a palhaça Ermínia Tcha Tcha continua montando a lona do Estrela Prateada em lugares difíceis de acessar. O espetáculo é uma metáfora do artista que tem como ofício mostrar o mundo com olhos de poesia a quem ainda não o viu. A atriz Vanessa Dias encarna a sonhadora personagem, que vive aventuras ao lado de seres inimagináveis como o homem-pássaro e Shirley, a pulga acrobata. Karina Neves e Jonas Hocherman assinam a direção musical e a trilha sonora, em uma pesquisa musical que rompe fronteiras culturais e passeia pelos ritmos do mundo.

Espetáculo será disponibilizado a partir das 11h de sáb. (10) no YouTube e poderá ser conferido até 18 de abril.

Oficina de pintura com tintas naturais on-line.

A artista plástica Mariana Revelles volta a comandar, no domingo (11), as oficinas artísticas do Mundinho Kids on-line, do Shopping Metropolitano Barra. Homenageando o Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, as crianças vão explorar a criatividade nos encontros virtuais. O macaquinho Nico, mascote do Met, também vai participar da programação. Neste primeiro encontro, criançada vai se divertir confeccionando tintas naturais a partir de urucum, café, açafrão e terra.

Dom., 16h. Grátis. Acesso pelo Instagram. Até 25 de abril.

Festival de teatro on-line do Colégio Elite.

Atores da peça Mala de Histórias
Mala de Histórias: período de isolamento social inspirou peça on-line Divulgação/Divulgação

Aberta ao público em geral, a programação do Teatro na Escola conta com dois espetáculos on-line para crianças de até 11 anos. A primeira sessão, voltada para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, traz a montagem de Mala de Histórias, Uma Viagem ao Reino das Palavras. Dois contadores de história, Astolfo (Yuri Ribeiro) e Coralina (Agatha Moreira), com muitas saudades dos amigos, não podem sair de casa porque o mundo parou. Não há mais passagens de trem, avião ou rotas de táxis e até o relógio deixou de girar. Na mala do avô, eles encontram livros que podem levá-los para um lugar mágico. Em seguida, será apresentada a peça Reino da Bicharada, com Jujuba Cantador, para os pequeninos da Educação Infantil, que aguça a curiosidade das crianças sobre os animais de forma lúdica e musical.

Sáb., 16h. Grátis. Acesso pelo YouTube.

Continua após a publicidade
Publicidade