Continua após publicidade

Covid-19: em UPAs do Rio, infecções caíram dez vezes em relação ao ápice

Pesquisa da UFRJ, do Laboratório Central Noel Nutels e do HemoRio aponta que a prevalência atual de contaminações pelo vírus nestes ambientes é de 8%

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 jul 2020, 13h05

Resultados preliminares de um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Laboratório Central Noel Nutels e do Hemorio apontam que a incidência de infecção pelo novo coronavírus em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital atualmente é de 8%.
As taxas ainda são altas, ainda que signifiquem uma redução considerável em relação ao ápice da pandemia, quando o índice chegou a quase dez vezes mais nas UPAs do Rio, entre o fim de abril e meados de maio.

+Covid-19: Rio chega a mais de 134 mil casos confirmados da doença

No interior do estado, a média de contaminação nas UPAs é de 18%, ainda considerada muito elevada. A pesquisa tenta jogar luz sobre o curso da Covid-19 no estado fluminense e utiliza a UPA como referência para a amostragem, justamente por ela representar o termômetro da intensidade da pandemia, uma vez que, no SUS, a população logo a procura. Pesquisadores envolvidos no estudo alertam para a tendência de que a pandemia se torne endêmica e cause surtos menores, o que só acabaria com a vacina, claro.

+Academias: aprovado projeto de lei que proíbe cobrar multa por rescisão

A fim de investigar a hipótese de que o Sars-CoV-2 em circulação agora é menos agressivo, o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ busca analisar o genoma do coronavírus em circulação no início da pandemia no Rio, em março. O objetivo é compará-lo,  posteriormente, com o isolado de amostras coletadas recentemente.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.