Conheça as principais tendências de moda dos últimos 25 anos

Nascidos nas ruas do Rio ou inspirados nas novelas, modismos tipicamente cariocas fizeram sucesso

A edição especial de 25 anos de VEJA RIO listou algumas das principais tendências de moda adotadas pelas cariocas desde 1991. Entre os hits estão peças que saíram da telinha direto para as ruas, como o top usado pela personagem Babalu, de Letícia Spiller, na novela Quatro por Quatro, em 1994. Outro acessório obrigatório no guarda-roupa das cariocas era a pochete, que ensaia o retorno e já pode ser vista complementando o visual das mais descolas.

Confira abaixo os principais modismos:

Pochete

O material de que eram feitas as pochetes variava tanto como as opiniões a seu respeito. Ainda assim, elas faziam parte do visual tanto de jovens como dos, digamos, mais maduros, no início dos anos 90. Hoje, o acessório ameaça renascer entre descolados e alternativos.

Calça Baggy

Calça BaggyCalça Baggy

 (/)

Popular a partir do fim dos anos 80, a calça baggy era item obrigatório nos primeiros anos da década seguinte. Ampla nos quadris e levemente ajustada nas pernas, ela passou a ser usada também por cantores de hip-hop — em uma versão mais desleixada que se tornou símbolo de contestação.     

Sapato Nauru

Sapato NauruSapato Nauru

 (/)

A fórmula era simples: camisa com a estampa de Bali e sapato Nauru (aquele com o solado grosso). A combinação, no auge da moda, era facilmente vista entre os jovens descolados que frequentavam boates como a Dr. Smith — o point das noitadas entre 1991 e 1996.     

Tops    

Leticia Spiller BabaluLeticia Spiller Babalu

 (/)

Atualmente rebatizados de cropped, os tops ganharam as ruas com o sucesso da personagem de Letícia Spiller (foto), a Babalu da novela Quatro por Quatro, em 1994. As blusas curtinhas deixavam a barriga de fora e eram combinadas com short jeans de cintura alta.     

+ Macacão jeans é queridinho das fashionistas cariocas

Sungões de praia

Sungão de praiaSungão de praia

 (/)

A partir da virada do milênio, a informalidade passou a dar o tom no visual dos cariocas, com as bermudas substituindo as calças na maioria das situações. E, na moda praia, os sungões, com cintura baixa e lateral mais larga, impuseram-se como o uniforme da rapaziada antenada.     

Estampas da Farm

Farm Alessandra AmbrósioFarm Alessandra Ambrósio

 (/)

Depois de estrear na Babilônia Feira Hype, movimento que deu visibilidade à nova geração de estilistas da época, as estampas da Farm, marca que nasceu em 1997, tornaram-se um ícone da essência da mulher carioca. O visual colorido e despojado hoje está presente em mais de dez estados.     

Calça da Gang

Calça da GangCalça da Gang

 (/)

Febre entre celebridades como Britney Spears e Sheila Mello (foto), a calça da Gang, marca carioca, ganhou as vitrines brasileiras e americanas com a promessa de empinar o bumbum de quem a vestisse. De tão emblemática, inspirou os versos do funk homônimo, um hit nas festas. Ele dizia: “Calça da Gang toda mulher quer / 200 reais pra deixar a bunda em pé”.

Biquini de coração


Biquini rippleBiquini ripple

 (/)

Criação da grife Vix, o modelo ripple foi desenhado, em 2010, para atender ao desejo das americanas de ficar com o bumbum abrasileirado. Pegoupor aqui também. A calcinha do biquíni em formato de coração é onipresente nas praias cariocas     

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s