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Gastronomia praiana: quem são os vencedores do concurso Sabores da Orla

Bar tradicional do Grajaú que virou quiosque em Copacabana fatura o melhor prato com receita de inspiração alemã

Por Redação
16 ago 2023, 13h57

Recém-chegado à orla, em formato de quiosque, com as delícias à base do amado embutido fabricado pelo próprio bar na matriz do Grajaú, o Enchendo Linguiça, em Copacabana, foi o vencedor da categoria melhor prato no prêmio Sabores da Orla. O melhor aperitivo ficou com o Praiô, no Recreio dos Bandeirantes.

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O Enchendo venceu com seu famoso joelho de porco assado, em versão recheada com gorgonzola e chucrute, acompanhado de galete de batata com cebola e emulsão de mostardas holandesa e ancienne. Já o Praiô apostou na bruschetta à mediterrânea, que leva duas fatias de pão italiano tostado com abobrinha, camarões grelhados, tomate confit, lascas de parmesão e mel de tomilho.

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Em sua sexta edição, e parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura do Rio, o festival de comida praiana que envolve todos os quiosques da extensa orla carioca anuncia mais de 40 mil pratos servidos e 50 mil votos contabilizados. Os primeiros colocados, nas categorias prato principal e aperitivo, receberão prêmios de R$ 25 mil para cada um.

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Praiô: bruschettas de estilo mediterrâneo com camarão no Recreio
Praiô: bruschettas de estilo mediterrâneo com camarão no Recreio (//Divulgação)

Na categoria prato, em segundo lugar ficou o Sel D’Ipanema, com o seu atum selado semicru em crosta de milho torrado, acompanhado de legumes e mohgo pico de gallo. O quiosque Santa Clara, de Copacabana, foi vice-campeão nos aperitivos com dadinhos de costela desfiada e prensada, servidos sobre um creme de batata com alho assado e noz moscada, gratinado no forno e servido com pesto de agrião.

Os responsáveis pela escolha dos pódios foram os professores e especialistas do Senac-RJ, que atuaram como jurados na fase inicial da premiação. Na etapa final, o chef carioca João Diamante, embaixador do prêmio, junto com um grupo de convidados, entre eles, influenciadores e jornalistas de gastronomia, escolheram os vencedores.

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Além dos prêmios principais, o festival contou com a participação popular, com votos pelo site oficial. Os quiosques Santa Clara e Mar de Copa foram os primeiros colocados na opinião do público, como melhor aperitivo e melhor prato, respectivamente.

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