Continua após publicidade

Vem aí o Ucookr, a Netflix brasileira com foco em gastronomia

Chefs como Claude Troisgros e Kátia Barbosa ensinam a preparar receitas inéditas em vídeo. A plataforma também vai oferecer experiências gastronômicas

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 mar 2018, 17h58 - Publicado em 23 mar 2018, 17h00

Quando o empresário Alexandre Ktenas, de 49 anos, sócio da startup Kontente, chegou de bicicleta à primeira reunião com o chef Claude Troisgros, na padaria La Bicyclette, no Jardim Botânico, o mestre-cuca disparou com seu jeitão espirituoso: “Cadê o seu carrão? Quem me procura para fazer negócio em geral quer impressionar logo de cara”. Papo vai, papo vem, e Troisgros saiu dali com o contrato praticamente assinado. Há pouco mais de dois anos, dicas e receitas do cozinheiro francês são enviadas via SMS para mais de 1,5 milhão de assinantes em todo o Brasil, que pagam 3,99 reais por semana pelo serviço. No bruto, fazendo uma conta de padaria, a parceria entre Ktenas e Troisgros (que envolve também uma operadora de celular) rende algo em torno de 24 milhões de reais mensais. Na próxima terça (27), a Kontente, que também abastece aplicativos para smartphones de artistas como os cantores Luan Santana, Claudia Leitte e Preta Gil, lança uma nova e ambiciosa empreitada no território da gastronomia — e mais uma vez com o tempero de Troisgros. Vem aí uma espécie de Netflix brasileira da culinária. “O modelo de assinatura on-line é muito interessante porque gera fidelidade. Mas é preciso oferecer conteúdo de qualidade”, explica Ktenas, que investiu 1,2 milhão de reais no projeto junto com o irmão, Angelos, de 44 anos, seu sócio.

(Angelos Ktenas/Reprodução)

Batizada de Ucookr (pronuncia-se “iucúquer”), a nova plataforma funciona de forma muito parecida com o gigante global do streaming de filmes, séries e programas, mas com foco exclusivamente na cozinha. Por 9,90 reais ao mês, os assinantes terão acesso a receitas e conteúdos exclusivos de chefs como Troisgros, seu escudeiro João Batista Barbosa de Souza, Pedro de Artagão, Elia Schramm e Flávia Quaresma, de especialistas em drinques como o premiado Alex Mesquita e de sommeliers de vinho e cerveja. “Você vai encontrar uma série de receitas que fazem parte da minha trajetória, desde o nhoque da minha avó e pratos do meu restaurante Chez Claude até criações inéditas, feitas para a plataforma, como o mil-folhas de batata e atum com wassabi”, revela Troisgros. O lucro será dividido com os chefs, que receberão proporcionalmente à audiência dos vídeos. Ao todo, há 300 filmetes prontos para ir ao ar nos primeiros meses. Até o fim do ano, a ideia é oferecer mais de 1 000 opções e conquistar 1 milhão de assinantes. “Estamos preparando, ainda, programas como o Kátia de Bacon a Vida, com a Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, mostrando as comidas de rua de cidades como Nova York e Lisboa, e o Fazendo a Feira Orgânica, com a chef Andréa Henriques”, revela Ktenas.

A gastronomia vem despertando cada vez mais interesse no universo digital. Segundo pesquisa das consultorias Comscore e Forrester Research do ano passado, 44 milhões de internautas se interessam pelo tema. No YouTube, 68% dos brasileiros com acesso à internet assistem a conteúdos relacionados a comida — os canais de culinária somam 42 milhões de visualizações todo mês. “Nosso diferencial é que as receitas são assinadas por grandes chefs. Sabe quando você tem vontade de comer aquele prato de tal restaurante, e não apenas uma versão dele? É por aí”, explica Ktenas, que vai dar uma palestra na Rio Creative Conference, a Rio2C, em abril, sobre oportunidades envolvendo gastronomia e internet. No Ucookr, Kátia Barbosa, do Aconchego, vai ensinar a preparar, por exemplo, seu famoso bolinho de feijoada. “Muita gente reproduz, mas a minha receita original, inspirada no bolinho de feijão da minha mãe, eu só vou revelar agora”, confidencia a cozinheira. A plataforma oferecerá ainda experiências que serão sorteadas entre os assinantes, como conhecer os vinhedos da Argentina ao lado do sommelier Dionísio Chaves ou aprender a fazer a feijoada do Batista com o próprio, na casa dele, na Rocinha. Aguardem, com faca e garfo a postos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.