Continua após publicidade

Práticas e saudáveis, saladas em potes ganham adeptos

Nutricionista ensina dicas e receitas para você montar (e transportar!) a sua própria refeição 

Por Luna Vale
Atualizado em 2 jun 2017, 12h42 - Publicado em 17 mar 2015, 19h41
foto salad jar 1
foto salad jar 1 (Divulgação/)
Continua após publicidade

Fáceis de preparar, conservar e transportar, as saladas montadas em potes de vidro ganham cada vez mais novos adeptos. Inspirados em costumes da França e dos Estados Unidos a ideia é simples: uma refeição saudável, barata, prática e pronta para ser consumida a qualquer momento. O importante é seguir a ordem dos ingredientes, usar produtos frescos, sempre conservando tudo em geladeira para que não estrague e, principalmente, usar sempre potes de vidro. “O plástico contém substancias tóxicas como o  bisfenol- A e ftalatos, que passam para o alimento devido à variação de temperatura ou dano na embalagem e podem causar distúrbios no sistema endócrino, além de deixar o organismo mais sucetível a alguns tipos de câncer”, explica a nutricionista Patricia Davidson.

+ Receitas de saladas fáceis e saborosas para fazer em casa

Mas atenção: não é qualquer ingrediente que pode ser usado. Segundo a nutricionista, alimentos crocantes como batata palha não são recomendados pois podem amolecer. Já os queijos só devem ser incluídos para consumo no mesmo dia e com um transporte correto (em bolsa térmica, para não ficar muito tempo longe da refrigeração) pois podem azedar. Molhos com iogurte também não são indicados em alguns casos, opte por algo mais simples como azeite e mostarda. Se as folhas estiverem bem secas e não houver variação de temperatura (tirar e recolocar na geladeira), o pote pronto pode durar até 3 dias se mantido refrigerado. 

+ Bela Gil é a nova guru da alimentação saudável

Na hora de montar, coloque o molho no fundo do pote para que ele não murche a sua salada. No meio, entram os ingredientes mais densos, primeiro os que podem ficar em contato com o molho como a proteína, grãos em geral e legumes seguido pelos mais leves e crus (que não devem encostar no molho) como  tomate e milho.  Por cima, entram as folhas que podem ser misturadas como agrião, diferentes tipos de alface, brotos e rúcula. Quando a fome bater, a ideia é comer no próprio pote, basta chacoalhar bem para misturar os ingredientes e o molho.

Continua após a publicidade
Montagem salada em pote
Montagem salada em pote ()

Confira abaixo algumas receitas da nutricionista Patricia Davidson:

salad jar2 (1)
salad jar2 (1) ()

+ Os benefícios das flores para a alimentação

Continua após a publicidade
salad jar3
salad jar3 ()

 

salad jar4 (1)
salad jar4 (1) ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.