Continua após publicidade

Queijos e vinhos: dicas de combinações perfeitas para harmonizar no frio

Sugestões de casamentos na mesa para elevar o prazer da degustação de uma das mais famosa duplas da gastronomia no mundo

Por Pedro Landim
Atualizado em 10 jun 2022, 21h10 - Publicado em 10 jun 2022, 16h46

Sentiu frio, pensou em queijo, falou em vinho. Não há casamento mais famoso envolvendo taça e prato, embora as melhores harmonizações não sejam tão fáceis de se obter, como julga o senso comum. Ou seja, não basta abrir qualquer garrafa e cortar um queijo qualquer para que a mágica aconteça. É possível se divertir de muitas maneiras, não queremos estragar prazeres, mas um pouco de atenção aos atributos sensoriais do que entra pela boca torna sublimes as experiências. Sugerimos dois tintos, um rosé, um espumante e um vinho “de sobremesa”, e cinco tipos de queijos: do mais fresco e leve ao mais forte e curado. Uma bela fatia de pão ao lado, e mãos à obra.

+ Tem fondue? O prato da estação, em versões de carne, queijo e chocolate

Vinho do Porto e Gorgonzola

A bebida encorpada e doce cria na boca um contraste gostoso com o queijo potente e salgado, e os aromas de frutas secas do vinho fortificado, como figo, passas e amêndoas, complementam as notas complexas de um bom exemplar do queijo famoso – e seus pares de mofo azul. O alto teor alcoólico da bebida segura a gordura do prato e o casamento é um clássico divino.

Merlot e Grana Padano

Um vinho e um queijo que fazem sucessos nas mesas cariocas, fáceis de encontrar nos supermercados, inclusive, com versões nacionais interessantes. O merlot traz taninos mais suaves (e, portanto, de menor adstringência) do que um cabernet sauvignon, por exemplo, o que favorece o encontro com o sal do queijo e sua textura granulosa. A frutas escuras e notas de chocolate no vinho encontram a ponta de fruta e caramelo do queijo – de preferência aquele mais maturado.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Pinot Noir e Gruyère

Se queijos mais duros e maturados pedem tintos encorpados, a delicadeza do pinot noir sugere um exemplar aromático e de intensidade média como o suíço gruyère. As frutas vermelhas acentuadas e especiarias presentes no vinho abraçam os sabores de nozes do queijo, que também possui nota frutada, criando uma experiência na medida para o inverno carioca.

Rosé e Burrata

A burrata não se espalhou pelo cardápio dos restaurantes por acaso. Prática e deliciosa, também perfeita para um jantar caseiro rápido, ela é como uma tela em branco, fresca e cremosa, na hora de harmonizar. E merece um rosé, vinho que aumenta a cada ano seu prestígio perdido em passado recente. As notas lácteas do queijo adoram os aromas de morango que pulam das taças, assim como as notas florais e a acidez viva que atravessa lindamente o ambiente cremoso.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Espumante e Brie

Um chardonnay também cai bem com queijos de massa mole como brie e camembert, mas a experiência das bolhas na taça – é bom que se diga, não devemos abdicar delas em nenhuma estação do ano – constrói, junto à acidez marcante dos espumantes (brut, de preferência), um ambiente perfeito para revigorar a boca após a mordida no queijo untuoso. Se champagne houver, o luxo aumenta no complemento das notas de levedura e brioche da bebida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.