Quando a vida te der limões, que tal fazer uma caipiroska?
Smirnoff selecionou quatro opções de harmonização para quem adora o jeito brasileiríssimo de beber vodka
Um simples remédio contra a gripe. Diz a lenda que assim surgiu a receita do coquetel mais famoso do Brasil, em alguma cidade do interior do estado de São Paulo – daí o nome “caipirinha”.
Anos depois, mais precisamente na década de 1970, Smirnoff desembarcou em terras tupiniquins e revolucionou mais uma vez a coquetelaria, tornando-se a pioneira na criação da caipiroska. A versão à base de vodka do tradicional drink trouxe ainda mais versatilidade à receita, permitindo combinações que vão além do limão e açúcar, ampliando as possibilidades de harmonização.
Para celebrar esse jeito tão brasileiro de consumir o destilado, Smirnoff selecionou combinações deliciosas de petiscos que são sucesso em todo o país e receitas inusitadas de caipiroskas superfáceis de fazer. Seja para preparar em casa ou pedir na mesa do seu bar preferido, não tem erro!
1. Caipiroska de abacaxi e limão-siciliano
Harmonize com: torresmo
- 50 ml de Smirnoff Nº 21 (o mesmo que 5 tampinhas)
- 6 cubos de abacaxi
- 1 limão-sicialiano
- 2 colheres (sobremesa) de açúcar
- Gelo
Em um copo baixo, coloque os cubos de abacaxi e adicione o açúcar. Macere delicadamente para extrair o suco da fruta. Na sequência, adicione bastante gelo e vodka.
Para um toque cítrico, tire um zest do limão-siciliano (uma camada fina da casca da fruta). Dobre-o próximo da caipiroska para soltar o aroma do limão no drink. Depois, torça-o e coloque dentro da bebida para finalizar.
Graduação alcoólica: 12,5% por drink.
2. Caipiroska de caju e limão
Harmonize com: coxinha de frango ou jaca com ou sem requeijão
- 50 ml de Smirnoff Nº 21 (o mesmo que 5 tampinhas)
- 1 caju
- 2 fatias de limão
- 2 colheres (sobremesa) de açúcar
- Gelo
Corte o caju em fatias e coloque-as em um copo, junto com as fatias de limão. Adicione o açúcar e macere delicadamente. Inclua o gelo e, na sequência, a dose de Smirnoff Nº 21. Mexa e está pronto!
Graduação alcoólica: 12,5% por drink.
3. Caipiroska de maracujá e mel
Harmonize com: queijo coalho
- 50 ml de Smirnoff Nº 21 (o mesmo que 5 tampinhas)
- 2 colheres (sopa) da polpa do maracujá
- 2 colheres (sobremesa) de mel
- 2 fatias de gengibre
- 1 folha de manjericão
- Gelo
Retire a polpa do maracujá e coloque o equivalente a duas colheres (sopa) dentro de um copo alto. Acrescente o mel e o gengibre e macere. Na sequência, coloque 50 ml de Smirnoff Nº 21 e adicione gelo. Por fim, misture bem e decore com a folha de manjericão.
Graduação alcoólica: 12,5% por drink.
4. Caipiroska de uva
Harmonize com: caldinho de feijão
- 50 ml de Smirnoff Nº 21 (o mesmo que 5 tampinhas)
- 1 cacho de uva
- 2 colheres (sobremesa) de açúcar
- Gelo a gosto
Em uma coqueteleira, macere bem as uvas com o açúcar. Adicione a dose de Smirnoff Nº 21 e o gelo, agite bastante e transfira para um copo.
Graduação alcoólica: 12,6% por drink.
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.
Um brinde à gastronomia!
Neste momento de retomada, a Diageo – maior fabricante de destilados do mundo – celebra e reforça todo o seu apoio à gastronomia carioca como patrocinadora da 25ª edição de VEJA RIO COMER & BEBER. O evento, que acontece no dia 20 de outubro com transmissão online, premiará os destaques de 28 categorias – entre elas, o de “Melhor Bartender do Ano”.