Portinho, o novo mercado de gastronomia e arte de portas abertas no Centro
Imóvel centenário da região portuária, próximo à Praça Mauá, abriga diferentes marcas como espaço colaborativo e planeja exposições de novos artistas
Um novo mercado gastronômico no modelo de espaço colaborativo está nascendo na aquecida região portuária, já de portas abertas para receber o público. É o Portinho, ocupando o galpão de um dos pequenos prédios históricos da Avenida Rodrigues Alves (número 135), à frente dos armazéns e a cinco minutos a pé da Praça Mauá.
+ Bar do Momo e seus famosos bolinhos vão virar patrimônio cultural do Rio
De fachada branca tomada por belo grafite e imensa porta que se abre em toda a extensão da parede, o local está recebendo como primeiros inquilinos um bar da cervejaria Mistura Clássica; o Martina Café, com suas comidinhas e boulangerie; a Stare Cucina, oferecendo massas, risotos e drinques em clima italiano; e o Bistrô de Rua, especializado em hambúrgueres, costelinhas e petiscos, com inauguração na próxima semana.
O projeto aproveita o charme das paredes originais descascadas, com estrutura de ferro e peças em madeira de demolição, e leva a assinatura do arquiteto carioca Victor Niskier, um dos responsáveis pelos ambientes da Casa Cor. É ele o curador da galeria local, que receberá obras e instalações de artistas plásticos como Cris De Lamare. O empreendimento é da Kreimer Engenharia, responsável também pelo Ipanema Harbor, shopping feito de contêineres na Zona Sul. O Portinho funciona diariamente, das 10h às 21h.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui