World’s 50 Best: Oteque entra para o grupo dos melhores do mundo
Casa do chef Alberto Landgraf, em Botafogo, sobe 20 posições e aparece em 47º na prestigiada lista anunciada nesta segunda (18), em Londres
O restaurante Oteque, em Botafogo, sob o comando do chef paranaense Alberto Landgraf, é o representante carioca entre os 50 melhores do mundo em 2022, segundo o famoso ranking anual da World’s 50 Best. O anúncio foi feito nesta segunda (18), em Londres, em cerimônia no Old Billingsgate, belo complexo de eventos da cidade, reunindo os maiores nomes da gastronomia mundial.
+ Menus especiais, jantar harmonizado e mais: as dicas da boa mesa
Após o anúncio, no último dia 5, dos colocados entre as posições 50 e 100, a ausência do Oteque na lista gerou a expectativa de que a casa surgisse no primeiro pelotão, confirmada agora como a 47ª colocação obtida pelo restaurante onde Landgraf apresenta seus premidos menus degustação. O restaurante subiu 20 posições em relação a 2021, quando ficou em 67º.
A cerimônia de 2022, em Londres, consagrou como o melhor restaurante do mundo o dinamarquês Geranium. O peruano Central e o Disfrutar, de Barcelona, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente. Entre os brasileiro, o fenômeno paulistano Casa do Porco, dos chefs Jefferson e Janaina Rueda, subiu 10 posições em relação a 2021 e se consagrou como o 7º melhor do mundo.
A lista dos 100 melhores inclui mais quatro restaurantes brasileiros. O carioca Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, está 78º. De São Paulo, figuram no ranking Maní (96º), Evvai (67º), e D.O.M. (53º).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Único do rio entre os 50, e tetracampeão do Veja Rio COMER & BEBER na categoria Cozinha de Autor, o Oteque funciona desde 2018 em casa de fachada discreta na Rua Conde de Irajá. O salão elegante e com a cozinha aberta é o palco para uma experiência gastronômica de oito pratos em sequência (R$ 645,00), exibindo técnicas apuradas e ingredientes de extrema qualidade, com destaque para os peixes, combinados de forma surpreendente e com pontos precisos de cocção. A excelente carta de vinhos se destaca nas mãos dos sommeliers Leonardo Silveira e Laís Aoki.