Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

O chocolate é só um detalhe

Testamos os ovos mais criativos desta Páscoa, criados com ingredientes inusitados como alecrim, gergelim e até vinagre balsâmico

Por Fabio Codeço Atualizado em 2 jun 2017, 12h11 - Publicado em 19 mar 2016, 01h00

Foi-se o tempo em que os ovos de Páscoa resumiam-se a versões temáticas daquele seu bombom preferido. Para diferenciarem-se da concorrência em meio à profusão de guloseimas à base de cacau, que se multiplicam nas prateleiras dos mercados e lojas, as marcas precisam exercitar a criatividade. Amêndoas, castanhas e outras oleaginosas continuam populares entre os profissionais e os fregueses. Só que agora dividem espaço com alimentos funcionais (ou saudáveis), o hit do momento, e recheios dos mais variados, de brownie a churros. “A cada ano, o público pede mais novidades”, afirma Frédéric de Maeyer, chef do Eça, um craque em se tratando de chocolate.    

Vale tudo para pegar o cliente, até arriscar-se em ousadias como misturar caramelo e vinagre balsâmico ou “temperar” as trufas com especiarias. “O cumaru, por exemplo, é um ingrediente que dá um toque perfumado e muito elegante. É exótico, mas não agride o paladar mais tradicional”, acredita Adriana Wiltgen, da Cacau Noir. Na última quarta (16), VEJA RIO avaliou sete dos produtos artesanais mais originais à venda na cidade. Confira a seguir o resultado dessa doce tarefa. 

Sucrier: Vem com trufas de recheio sedoso em seis sabores exóticos para o cliente escolher. A de alecrim, acredite, é uma delícia. Vale incluir também as de lavanda, de cardamomo e de canela. O produto encontra-se à venda na loja Dona Coisa por 150 reais (310 gramas). Rua Lopes Quintas, 153, Jardim Botânico, ☎ 2249-2336.

Felipe Fittipaldi2
Felipe Fittipaldi2

Carolina Sales Fit: A confeitaria aposta nas versões funcionais, como o ovo com brownie, feito só com ingredientes saudáveis e sem lactose. O doce recheio leva farinha de arroz, fécula de batata e de mandioca, açúcares demerara e mascavo, óleo de coco e farinha de linhaça. A variedade de ingredientes pode assustar, mas não compromete o sabor (89,90 reais; 270 gramas). Não decepciona a turma fit nem aqueles que não dispensam um bom chocolate.  Avenida das Américas, 7777,  3º piso (Rio Design Barra), Barra, ☎ 2486-3760.

Felipe Fittipaldi6
Felipe Fittipaldi6

Cacau Noir:  É o mais equilibrado da lista. Tem a casca de chocolate com 63% de cacau recheada de caramelo e flor de sal (75 reais, 300 gramas). A marca lançou também ganaches (3,50 reais) de cumaru, semente amazônica cujo sabor lembra o da baunilha. Rua Visconde de Pirajá, 414, térreo (Quartier Ipanema), Ipanema, ☎ 2247 9843.

Felipe Fittipaldi5
Felipe Fittipaldi5

Cuore di Cacao: Sob a casca fina, feita com chocolate nacional do sul da Bahia, encontra-se o recheio cremoso de caramelo com balsâmico e morango desidratado. A criação é inspirada numa sobremesa italiana, mas a acidez acentuada do vinagre não funciona bem (68 reais, 65 gramas). À venda na Casa Carandaí. Rua Lopes Quintas, 165, Jardim Botânico, ☎ 2259-8765. 

Continua após a publicidade
Felipe Fittipaldi4
Felipe Fittipaldi4

Beth Chocolates: Feito com chocolate com 53% de cacau, sem açúcar, glúten nem lactose, o produto agrada aos apreciadores de chocolates intensos. Dentro dele, os ovinhos são acrescidos de ingredientes que agregam sabor e textura, a exemplo de blueberry e chia (40 reais, 100 gramas na Casa Carandaí). Rua Lopes Quintas, 165, Jardim Botânico, ☎ 2259-8765. 


Felipe Fittipaldi3
Felipe Fittipaldi3

Eça: O chef belga Frédéric de Maeyer usa chocolate de alta qualidade oriundo de sua terra natal. Nos ovinhos (28 reais o saquinho de 100 gramas), o mestre-cuca salpica ingredientes como goji berry, avelã e damasco. O mais original traz na cobertura pedacinhos de cacau, flor de sal e gergelim, semente que dá um toque oriental ao produto. Avenida Rio Branco, 128, Centro, ☎ 2524-2401. 

Felipe Fittipaldi
Felipe Fittipaldi

Ana Foster: ChocolatesA grife lançou versões de sobremesas como creme brûlé e de churros na forma de ovos. O mais original da linha, o de brie com damasco (56 reais, 300 gramas) traz casca de chocolate branco, recheio de brigadeiro de brie e cobertura de geleia. É doce demais, e o queijo passa despercebido. ☎ 2527-6737 e 7889-7821.

 

Continua após a publicidade
Publicidade