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Nutrólogo dá dicas para dieta pós-réveillon

Alexander de Azevedo recomenda peixes, aves, frutas, vegetais, leguminosas e grãos integrais, para desintoxicar o organismo

Por Gustavo Côrtes - 2 jan 2018, 14h32
Alexander de Azevedo/Divulgação

Depois das festas de final de ano, regadas a espumante e outras delícias, muita gente entrou em 2018 com alguns quilinhos a mais.  O nutrólogo Alexander de Azevedo recomenda dieta baseada peixes, aves, frutas, vegetais, leguminosas e grãos integrais, para desintoxicar o organismo depois desses excessos, que podem causar inchaço, problemas digestivos e inflamações crônicas. Para quem exagerou nas bebidas alcóolicas, a dica é evitar carne vermelha e alimentos ricos em sódio, laticínios, glúten, aditivos, corantes, conservantes, adoçantes ou açúcares, pois atrapalham a eliminação de toxinas. As gorduras boas, encontradas no azeite extravirgem e em castanhas, estão liberadas.

Veja o passo a passo da dieta de desintoxicação de dois dias de Azevedo

Primeiro Dia

  • Ao acordar: 1 copo (200 ml) de água misturada com suco de 1/2 limão sem açúcar e sem adoçante.
  • Café da manhã: Suco detox feito com 1 banana média, suco de 2 laranjas, 1 fatia média de mamão, 1 colher (sopa) de linhaça e 1 copo (200 ml) de água filtrada. Bata no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.
  • Lanche da manhã: Suco detox feito com 1 folha de couve-manteiga, suco de 1 limão, 1 fatia média de abacaxi, 1 copo (200 ml) de água e 1 lasca de gengibre. Bata tudo no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.
  • Chá da manhã: 1 xícara de chá de capim-limão
  • Almoço: 1 prato (fundo) de sopa detox (receita abaixo).
  • Lanche da tarde 1: 1 copo grande (250 ml) de suco de acerola batido com morango sem açúcar e sem adoçante
  • Chá da tarde: 1 xícara de chá de hibisco com cravo
  • Lanche da tarde 2: Suco feito com 1 cenoura com casca, 1/4 de copo (50 ml) de suco de maracujá concentrado, 1 fatia média de abacaxi, 1 colher (sopa) de quinua em focos, 1 pitada de canela em pó e 1 copo (200 ml) de água filtrada. Bata tudo no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.
  • Jantar: 1 prato (fundo) de sopa detox.
  • Ceia: 1 copo (200 ml) de água de coco

Segundo Dia

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  • Ao acordar: 1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar e sem adoçante.
  • Café da manhã: Shake feito com 1 copo grande (250 ml) de leite de soja light, 3 ameixas secas, 1 fatia média de mamão, 1/2 maçã com casca e 1 colher (sopa) de aveia em flocos. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.
  • Lanche da manhã: Suco detox feito com 1 xícara (chá) de melancia, 1 copo grande (250 ml) de água de coco, suco de 1 limão e 6 folhas de hortelã. Bata tudo no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.
  • Chá da manhã: 1 xícara de chá de capim-limão
  • Almoço: 1 prato (fundo) de sopa detox.
  • Lanche da tarde 1: 1 copo (200 ml) de suco de maçã natural com gotas de limão sem açúcar e sem adoçante.
  • Chá da tarde: 1 xícara de chá de hibisco com cravo
  • Lanche da tarde 2: Suco diurético feito com 1 copo grande (250 ml) de chá verde gelado, 1 fatia grossa de melão, 1 maçã com casca, suco de 1 limão e 3 folhas de capim-limão fresco. Bata tudo no liquidificador, coe e beba sem açúcar e sem adoçante.
  • Jantar: 1 prato (fundo) de sopa detox
  • Ceia: 1 copo (200 ml) de água de coco

Sopa Detox de Abóbora Ingredientes

•         ½ abóbora japonesa descascada e picada

•         1 cebola picada

•         3 dentes de alho

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•         1 pedaço de gengibre picado

•         água fervente

•         azeite extravirgem

•         2 colheres de sopa de óleo

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•         1 colher de chá de sal

•         pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1 – Numa panela funda, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola.

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2 – Junte a abóbora picada e refogue mais um pouco. Acrescente o gengibre picado e refogue mais um pouco.

3 – Coloque a água fervente até cobrir todos os ingredientes. Cozinhe até a abóbora começar a desmanchar. 4 – Retire do fogo, espere amornar.

5 – Bata no liquidificador até conseguir uma consistência homogênea.

6 – Coloque a mistura novamente na mesma panela e leve ao fogo para aquecer, cerca de 3 minutos.

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7 – Sirva com um fio de azeite. Rendimento: 2 porções/ Tempo de Preparo: 30 minutos/ Calorias: 85 kcal cada porção

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