Arriba! Melhor taco do Rio chega a Botafogo com o bar mexicano Dos Perros
Taqueria do chef que já trabalhou com Claude Troisgros e Felipe Bronze vai abrir as portas no projeto colaborativo Be+Co
O melhor taco já feita na história da cozinha “mexicana” no Rio está a caminho de Botafogo e será a próxima novidade entre as marcas do espaço colaborativo Be+Co (Rua da Matriz, 54, Botafogo). Inaugurado em janeiro de 2022 no Condado de Cascais, na Barra, o Dos Perros ocupará em março o container que servia ao vegetariano Brota, de Roberta Ciasca.
+ A volta de um ícone: restaurante Quadrifoglio reabrirá no Jardim Botânico
A taqueria do jovem chef Pedro Carvalho é um lugar de requinte ainda pouco conhecido pelo público da Zona Sul. Com passagens por cozinhas como a do Grand Coeur, de Paris, do chef Mauro Colagreco, além do Olympe, de Claude Troisgros, e do Oro, de Felipe Bronze, Pedro faz seus tacos com milho colorido de cultivo orgânico do Projeto Crioulo, sem modificações genéticas ou pesticidas, um patamar diferente de sabor e saúde em relação ao produto de padrão amarelo da indústria, que encontra-se nos supermercados.
No tratamento dedicado à matéria-prima, por sinal, ele inclui o processo da nixtamalização, técnica milenar já realizada por povos como os astecas, no México, que atualmente ocorre através do cozimento do milho em água alcalinizada, abrindo novas chaves de sabor e aproveitamento nutritivo para o ingrediente.
Não é por acaso que a casa da Barra é frequentada por chefs como Pedro Siqueira (Massa), Gerônimo Athuel (Ocyá), Pedro Coronha e Rafa Gomes (Itacoa e Tiara), que foi chef de Pedro Carvalho na França. Entre enchiladas, flautas, nachos caseiros e outras especialidades mexicanas com recheios frescos, molhos especiais e o trabalho de técnicas como a fermentação, o Dos Perros tem tacos de tortillas flexíveis que abraçam ingredientes variados.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Há no cardápio sabores como barriga de porco com purê de feijão picante, kombucha de abacaxi e picles; brisket de 12 horas finalizado na parrilla, com salsa verde, agrião, vagem francesa e picles de beterraba; e abóbora japonesa e vagem na parrilla, com caldo de legumes queimados e sementes de abóbora. Na sobremesa, os churros com doce de leite apresentam versão maioral do clássico.