Continua após publicidade

Jimmy Ogro abre seu primeiro restaurante: adivinha a especialidade?

O novo BistrOgro tem até moqueca de porco no cardápio dedicado aos suínos do início ao fim

Por Pedro Landim
Atualizado em 16 mar 2022, 18h08 - Publicado em 15 mar 2022, 13h47

O cidadão Jimmy McManis tem dois porcos tatuados nos antebraços. No direito, o bicho está dividido em seus principais cortes para as panelas e churrasqueiras. No esquerdo, há frases escrita no corpo do suíno: “God gave the angel wings. He gave us bacon”. Pois é, Deus deu asas aos anjos, e nos presenteou com o corte curado da barriga que tira o mundo inteiro do sério. O amor é real, e o cozinheiro também conhecido como Jimmy Ogro (a marca registrada) está realizando um sonho antigo a partir desta quinta (17), data da inauguração para o público do BistrOgro, um restaurante que começa e acaba no porco.

+ Arab ganha endereço no Leblon: veja cinco pratos imperdíveis da nova casa

A ideia do chef, inédita, é reinterpretar receitas clássicas de diversas regiões do mundo tendo como protagonista a carne suína. Que tal começar pela moqueca de porco? Na base tradicional de tomate, cebola e pimentões de três cores, com leite de castanha-do-pará, manjericão, coentro e… pernil suíno.

“Quis criar um ambiente inspirado nos bistrôs franceses, aqueles de calçada embaixo de prédios residenciais. Como é a minha casa, sirvo as receitas de porco que mais amo, desde alguns pratos clássicos meus até releituras de históricos”, afirma Jimmy.

Foto mostra prato de ceviche de mignon suíno
Ceviche de mignon suíno assado: criação envolve a carne em molho ácido e aromático (Beto Roma/Divulgação)
Compartilhe essa matéria via:

+ Parece, mas não é: chef reproduz receitas de polvo e lula em versão vegana

No histórico edifício Columbia, construção de 1938 no estilo Art Déco, ao lado do prédio da extinta Manchete, onde funcionava o Empório Santa Fé, o BistrOgro tem como carros-chefes receitas como o porc au vin, inspirado no clássico braseado francês, aqui preparado com filé mignon suíno cozido no vinho com bacon, legumes e cogumelos. E o Ogroulash relê o famoso prato de origem húngara com cubos de pernil cozidos em molho de tomate “e muita páprica”, como avisa o chef.

Foto mostra prato com goulash de porco
Goulash de porco: famoso ensopado temperado em páprica é visitado no Ogroulash, com cubos macios de pernil (Beto Roma/Divulgação)

Nascido há 51 anos em Houston, no Texas, com 2,01 metros de altura e um espírito ainda maior, que encanta os muitos amigos, colegas de profissão e 213 mil seguidores no Instagram, Jimmy Ogro traz o amor pelo porco dos tempos de menino que cresceu envolto na fumaça das smokehouses, e do american barbecue na região onde nasceu.

+ Vamos cancelar o estrogonofe? Degustar é melhor, em seis versões

Continua após a publicidade
Foto mostra chefe de cozinha com barba e uniforme preto com os dois braços cruzados e com tatuagens de dois porcos
O porco na pele: Jimmy tem o animal tatuado nos dois braços com frases inspiradoras para a cozinha (Beto Roma/Divulgação)

O cozinheiro e apresentador de televisão que roda o Brasil em reportagens gastronômicas é também embaixador da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), e tem linha própria de cortes desenvolvida com a Cowpig, frigorífico de São Paulo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Além da carta de vinhos com sugestões de harmonização, destaca-se a série de drinques autorais da mixologista Francesca Sanci, alguns com a presença aromática do porco. O g&b, por exemplo, traz gim ‘fatwashed’ com bacon, a técnica de infusão que passa os sabores da carne para a taça, além de abacaxi, limão e água tônica. E o bistrogro mule traz vodca, xarope de gengibre, limão, espuma de goiaba e crocante de porco. O suíno nunca esteve tão bem representado.

Endereço: Praia do Flamengo, 2. 2135-6487 (100 lugares). 12h/1h (seg. e ter. até 17h). Entrega pelo iFood.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.