Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Dona Henriqueta atravessa a ponte: conheça a tasca luso-carioca do Leblon

O cardápio e o ambiente do primeiro restaurante do chef Alexandre Henriques na Zona Sul, homenagem à matriarca portuguesa da Gruta de Santo Antônio

Por Pedro Landim
25 mar 2022, 13h07 • Atualizado em 25 mar 2022, 13h44
Henriqueta e Alexandre: gerações unidas pela gastronomia portuguesa estreiam na Zona Sul
Henriqueta e Alexandre Henriques: gerações unidas pela gastronomia portuguesa estreiam na Zona Sul (Berg Silva/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Por trás do sorriso carinhoso de dona Henriqueta Henriques, de 83 anos, há uma história que daria um filme de amor com prólogo na região portuguesa da Estremadura, e as saudades da pátria mãe transformadas num restaurante que uniu a família e fez história na Ponta da Areia, em Niterói. Falamos da Gruta de Santo Antônio, que decolou nas mãos do chef Alexandre Henriques, crescido entre a cozinha e o salão. Ele está prestes a inaugurar sua empreitada mais importante, com data marcada para o fim de abril, no Leblon, e o nome da matriarca na fachada que anuncia uma “tasca luso-carioca“. O Henriqueta busca a informalidade em ambiente e serviço e terá cardápio composto basicamente de entradas e petiscos, sequência destacada de embutidos e sobremesas lusitanas.

    “É sobre uma homenagem a minha mãe que me ensinou cozinhar. Comecei no restaurante dos meus pais aos 15 anos, e chegar no Rio, e no Leblon aos 50 é um grande sonho, reflexo de uma maturidade pessoal e profissional”, diz Alexandre.

    + Petisco em homenagem ao ator Paulo Gustavo emociona na internet

    A fachada da nova tasca lusitana do Rio, que terá parede vazada e grande porta aberta para a calçada no Leblon
    A fachada da nova tasca lusitana do Rio, que terá parede vazada e grande porta aberta para a calçada no Leblon (./Reprodução)

    No ambiente arejado e aberto para a calçada no número 121 da Rua Aristides Espínola, quase esquina com a Dias Ferreira, o chef buscará uma culinária que visita regiões como os Açores e a Ilha da Madeira.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Tira-gostos como rissoles de camarão e um bolovo de alheira farão companhia a sanduíches como as bifanas e o prego de atum, feito em pão de casca fina, com o filé do peixe grelhado e mal passado, e um aioli de mostarda de Dijon. A aposta da casa é grande também nos embutidos servidos em tábuas, como farinheira, morcela e salpicão.

    + Claude Troisgros lança delivery de comida italiana

    Continua após a publicidade
    Estantes suspensas de vinho, ambiente construído em madeira e cerâmicas portuguesas na parede do novo Henriqueta
    Estantes suspensas de vinho, ambiente construído em madeira e cerâmicas portuguesas na parede do novo Henriqueta (./Reprodução)

    São sabores lusitanos que giram em torno de pratos principais como o Bacalhau da Henriqueta, receita do chef em homenagem à mãe que consiste no peixe dessalgado e confitado no azeite, com maionese de bacalhau e farofa de brioche, ladeado por batatas ao murro, geleia de pimentão e cebola. O polvo à lagareira e o arroz de pato também estão na lista, e os vinhos que sobem pelas paredes em belas estantes têm a curadoria do sommelier Marcos Lima, que destaca os portugueses na carta.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    Na série de doçuras está o algarvio, um rocambole de laranja com amêndoas típico do Algarve, região ensolarada e de praias bonitas ao sul de Portugal. Ou, seria, com licença poética, no coração do Leblon?

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês