Os destaques do Festival gastronômico Vegannezando, que ocupa Santa Teresa
Com entrada gratuita, edição especial de Dia das Mães reúne gastronomia, moda e atrações culturais no Parque Glória Maria sábado e domingo

O principal evento vegano do calendário carioca está de volta. Após dois anos de pausa, a 23ª edição do Festival Vegannezando acontece no sábado (10) e no domingo (11), no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), em Santa Teresa. A entrada é gratuita.
+Elas merecem: um roteiro de novidades para curtir no Dia das Mães

+Radar gastronômico: furdunço com chefs no Jurubeba e mais delícias no Rio
A feira, que nasceu no bairro e hoje se consagra como o maior festival vegano do estado, retoma suas atividades com uma programação especial pelo Dia das Mães: além da habitual feira de gastronomia com itens 100% vegetais, edição de 2025 do evento terá oficinas, palestras, música ao vivo e estandes com produtos sustentáveis à venda.

Realizado pela produtora Rebuliço, especializada em eventos de impacto socioambiental, o festival tem patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana e do programa Integra Rio. A expectativa é reunir entre 3 e 4 mil pessoas nos dois dias de programação.
+Delícias no bagel: pão ganha protagonismo em sanduíches
Com curadoria voltada à inclusão e à diversidade, o Vegannezando é conhecido por atrair tanto o público vegano quanto simpatizantes — estima-se que 60% dos visitantes não seguem uma alimentação vegana. “O objetivo nunca foi impor uma mudança de estilo de vida, mas sim propor experiências, conexões e acolhimento. A cada edição, novos parceiros e participantes se somam a esse movimento coletivo”, afirma Flávia Salles, diretora de produção do festival.
+Rio é eleito melhor destino do afroturismo; veja atrações imperdíveis
A feira contará com mais de 45 expositores, incluindo opções gastronômicas que vão da culinária baiana a pratos crudívoros, além de marcas de moda, cosméticos e artesanato com foco em sustentabilidade. Estarão presentes nomes como Paixão Vegana, Bráctea Cosméticos e Enok Veg. A ONG Mangue & Tal participa com uma exposição de fósseis marinhos e microplásticos, além de atuar na coleta seletiva e gestão de resíduos durante o evento.
+Os mais novos patrimônios do Rio? Bolinho de bacalhau do Cadeg e saideira
Ao longo dos dois dias, o público poderá conferir cerca de dez atividades diárias, entre oficinas, palestras, sessões de ioga, shows e atrações infantis — uma das principais novidades desta edição. Todas as oficinas e palestras terão tradução em libras. Na programação musical, destacam-se nomes como Gabi Blue, Negadêza, Rala Côco, Trio Samburá, SAOKO, Marcelo Ceará, Bebadafonte, Baque Mulher e Trio Pedra Branca.
+Inea resgata bicho-preguiça ferido no Parque da Pedra Branca
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Com passagens anteriores por espaços como o Planetário da Gávea, o Palácio do Catete e o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Vegannezando retorna a Santa Teresa reafirmando sua missão de unir cultura, bem-estar e consciência ambiental. “Mais do que um festival, é um espaço de transformação. Esse retorno representa uma conquista coletiva e sinaliza uma nova fase, mais robusta e promissora, para o movimento vegano no Rio”, conclui Flávia.
Parque Glória Maria. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sáb (10 ) e dom (11), 9h/18h. De graça.