Continua após publicidade

Criatividade na apresentação dos pratos faz a diferença

Chefs participantes do Design Your Food, que acontece até sábado (10) no Rio Design Barra, dão dicas simples para deixar a comida mais bonita e apetitosa

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 jun 2017, 13h55 - Publicado em 8 jun 2017, 09h06
Bonito, gostoso e saudável: risoto de abóbora com amêndoas e shiitake (Eduardo Almeida/Veja Rio)

A julgar pela atenção do público durante o preparo das receitas, a expressão popular “comer com os olhos” nunca esteve tão atual. Não é para menos. Durante as aulas do Design Your Food, organizado pelo Rio Design Barra em parceria com VEJA RIO, a criatividade foi o diferencial na apresentação dos pratos escolhidos pelos chefs que participam do festival.

Chef do Naturalie Bistrô, Nathalie Passos deu dicas para preparar pratos saudáveis (Eduardo Almeida/Veja Rio)

Chef do Naturalie Bistrô, bicampeão do guia COMER & BEBER nas categorias vegetariano e natural, Nathalie Passos trouxe uma das novas receitas de seu restaurante, o risoto de abóbora com shiitake, burrata e amêndoas. A bossa estava justamente na finalização: chips de couve, feitos com pedaços da folha rasgados e grelhados na frigideira até ficarem bem crocantes. “Pode ser usado em outros pratos para dar um croc croc, um colorido, e até mesmo como um snack nutritivo e pouco calórico para a hora do lanche”, acrescentou.

Continua após a publicidade
O bacalhau foi o tema da aula de Rafael Freitas, do Adegão Português (Eduardo Almeida/Veja Rio)

Já Rafael Freitas lançou mão de ingredientes como linguiça portuguesa, páprica doce e orégano para apresentar o bacalhau do camponês, responsável por rejuvenescer o cardápio de um restaurante clássico do Rio, o Adegão Português. As rodelas de pimentão vermelho usadas por cima do prato, que passou pela frigideira e depois foi ao forno, deram o toque final e deixaram a preparação ainda mais colorida. Durante a aula, a interação com o público foi grande e o chef passou muitas dicas de preparo do peixe que podem ser conferidas aqui.

Linguiça, páprica e orégano dão sabores novos à receita do Adegão Português (Eduardo Almeida/Veja Rio)

A ala doce ficou bem representada por Nanda de Lamare, chef executiva da rede Gula Gula. Fugindo das clássicas saladas, ela ensinou um crocante de chocolate com pistache, creme de Nutella e coulis de morango. “O legal dessa sobremesa é que ela, além de ser muito simples, pode ser completamente desconstruída. Vocês podem usar o crocante para dar uma bossa no sorvete. Fazer esse creme puro mesmo e a calda pode ser usada com um bolo, por exemplo”, disse ela. Descontraída, brincou que quando usa o famoso creme de avelãs não tem como nada dar errado. E de fato não deu: foi difícil não encontrar alguém lambuzado de chocolate.

(Felipe Fittipaldi/Veja Rio)

Nesta quinta-feira, a partir das 17h, Claude Troisgros e David Hertz, da Gastromotiva, participam de um bate-papo. Na sequência, Elia Schramm, que levou o Laguiole a conquistar sua primeira estrela Michelin neste ano, sobe no palco do Design Your Food. A programação completa você confere aqui e as inscrições devem ser feitas através do site oficial do Rio Design Barra.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.