Chef do Nosso e Chanchada, Bruno Katz aposta em bar asiático no Horto
Com petiscos orientais descontraídos, o Katz-Su terá coquetelaria afiada e mesas em calçada reformada da região que será o novo polo da gastronomia carioca
Surfista desde os tempos em que morava em Búzios, e se aproximou pela primeira vez das panelas, o chef e empresário Bruno Katz vai dropar uma onda oriental, aproveitando que está para peixes o mar onde ele há muito tempo rema com segurança, conforme se percebe nas influências de seu trabalho premiado à frente do Nosso, em Ipanema. O Katz-Su vai abrir as portas em abril, com a mesma qualidade e dedicação na conversa entre petiscos e coquetelaria, situado em ponto estratégico e ainda calmo da Rua Von Martius, no Jardim Botânico. A caminho do Horto, bairro que se tornará, até o segundo semestre, o mais novo polo gastronômico da cidade.
+ ‘Mé e cevadis’: saiba tudo sobre o Bar do Mussum, que vai sacudir a Barra
As notas asiáticas, base de um movimento crescente na restauração do Rio, soam afinadas para a sequência do movimento que Bruno empreende com talento: a descontração da cozinha de alto nível, sem abrir mão de técnicas e produtos típicos da alta gastronomia.
A brincadeira presente no nome da casa vai se refletir no cardápio baseado em entradas e petiscos, num passeio divertido pelos países do Sudeste Asiático, com paradas em Japão e Coreia. No almoço, existe a ideia de jogar com receitas de pratos típicos da tradição carioca, dando a eles toques orientais. (A propósito: o katsu sando do Nosso é o melhor da praça, fica a dica, feito com barriga de porco crocante, acelga, maionese kewpie, molho gochujang, picles, gengibre negro).
Quem cuida da nova empreitada é o mesmo grupo do premiado gastrobar de Ipanema, uma turma que não dá ponto sem nó e acaba de reformar a calçada de pedras portuguesas do novo endereço, aplanando o terreno para o conforto das mesas e instalando um largo toldo a fim de abrigar um movimento de pessoas, espera-se, inédito no local. Com salão pequeno ocupando duas lojas, e chão vermelho que já se vê com o adianto das obras, a casa terá balcão na entrada dando para a rua.
Além do Katz-Su, e depois da recém-inaugurada Absurda Confeitaria, o Horto verá nos próximos meses as aberturas do Elena, um asiático de luxo; e do Mar Salgado, uma tasca ibérica do grupo da Adega Santiago.