Bartender do ano: Laura Paravato exalta insumos brasileiros nos drinques
Da sala de aula à coqueteleira, ela transforma técnica e rigor em preparos clássicos e autorais
A estreia de Laura Paravato atrás de um balcão de bar foi “no susto”. Em 2014, enquanto cursava história na UFRJ, ela precisou arcar com os altos custos de uma cirurgia na sua pit bull de estimação, Ginger. Um amigo trabalhava no bar Bukowski, em Botafogo, e a indicou para um extra de garçonete. Num sábado de intenso movimento, porém, Laura precisou reforçar o time do bar, mesmo sem saber quase nenhuma receita. “Caipirinha, pelo menos, eu dava conta”, relembra a mixologista de 35 anos, que se apaixonou pela alquimia alcoólica e deixou de lado a licenciatura.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
De lá para cá, Laura se especializou e, como nada é coincidência, hoje está, sim, na sala de aula, ensinando coquetelaria clássica na Blue Blazer (pág. 64), misto de escola e speakeasy criado por Lelo Forti no ano passado. A carta privilegia os clássicos, e o manhattan (R$ 42,00), mescla de uísque Jim Beam, vermute e angostura, é um dos queridinhos da bartender, que gosta de dar incertas por lá: senta num cantinho, a fim de avaliar o serviço. “Sou obcecada por treinamento e tento produzir a maior parte dos xaropes, cordiais e shrubs, valorizando insumos brasileiros”, explica Laura, que só em 2025 prestou consultoria para o Chaco, o Mandala Kebabs e o Salva Bar, além de ser embaixadora da Perrier.
Ela também traz na bagagem passagens pelo estrelado asiático Mee, Escama, Maguje e o grupo que reúne Maria e o Boi, Pabu, Baduk e outros, e fez parte da primeira equipe do Nosso, gastrobar comandado por Daniel Estevan, seu namorado. “A gente se policia para mudar de assunto e se força a assistir a um filme de vez em quando, tentando ser um casal normal”, brinca, confidenciando um sonho: abrir, ao lado do amado, um bar de identidade forte, para quem aprecia coquetéis de excelência.
COMER & BEBER 2025/2026 é uma realização de VEJA Rio com patrocínio master de BTG Pactual, patrocínio de JBS e 99Food, apoio institucional do Governo do Rio de Janeiro, apoio de Tramontina Hospitality, Nespresso Professional, Baden Baden e Catupiry Profissional, e parceria de Salton.
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
Crônica, por Eduardo Affonso: A uberização dos relacionamentos
Vera Fischer: “Aos 70+ quero seguir fazendo sucesso e ganhando dinheiro”
Vale a viagem: as melhores casas de Búzios, Niterói e da Serra
Opinião, por Helinho Saboya: “A frase de Lula e o debate sobre drogas”