Durante a pandemia, muitas pessoas mudaram suas rotinas e passaram a ficar a maior parte do tempo em casa. Algumas colocaram a mão na massa para cuidar da própria alimentação neste período. Já outras começaram a se aventurar na cozinha pelo simples prazer descoberto.
Segundo uma pesquisa da Hypeness em parceria com a MindMiners, 42% dos entrevistados afirmam que passaram a cozinhar mais na quarentena, além de perceberem um maior interesse por assuntos culinários. De olho nesse aumento, um grupo de onze sócios do Rio desenvolveu a DeliRec, uma nova rede social voltada aos apaixonados por gastronomia.
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No ar desde 30 de março, A nova plataforma permite que qualquer pessoa insira e armazene suas próprias receitas de forma gratuita. Também é possível compartilhar cada criação gastronômica com outras pessoas e seguir amigos e chefs, organizando as receitas favoritas na linha do tempo. Para baixar o app basta acessar o site.
A ideia de criar o aplicativo surgiu no início da pandemia, como uma brincadeira entre amigos que já trabalham juntos há mais de 15 anos. “O Tinder revolucionou a paquera ao se tornar o epicentro da azaração. Queremos que o DeliRec seja o ponto de encontro das receitas dos que amam comer e cozinhar e de quem vive da gastronomia, misturando os chefs e cozinheiros amadores”, explica Claudio Gandelman, CEO da plataforma.
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Disponível para sistemas Android e iOS, o app conta com um time de doze superchefs, incluindo nomes da gastronomia brasileira como Pedro de Artagão, Manu Biar, Bruno Gandelman, Leo Santos, Téia Lofrano, Ruan Felix, Márcia Areias, Luísa Colombi e o casal Jefferson e Janaína Rueda. Os cozinheiros compartilham dicas especiais e receitas exclusivas.
Para ter acesso, o app funciona por meio de assinaturas: o plano mensal custa R$ 4,90, o semestral R$ 16,90. Já o plano anual sai por R$ 22,90.
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“Enxergo minha participação no aplicativo como mais uma maneira de democratizar o meu trabalho, levando as minhas receitas a pessoas que não têm a possibilidade de prová-las, seja por questões de distância ou até financeira”, afirma o chef carioca Pedro de Artagão, à frente de restaurantes como Irajá Redux, Formidable Bistrot e Azur.
No lançamento, estão disponíveis treze categorias de receitas, como carnes e aves, até receitas veganas e low carb. O aplicativo espera ter entre 300 000 e 400 000 receitas em dois anos, além de operar em dez idiomas nos próximos seis anos.