Vinho é litragem e comparação
Por Marcelo Copello Hoje vou sugerir para vocês um exercício, isso mesmo exercício, ou você pensa que só os atletas se exercitam? E o exercício não é levantamento de taça não, é comparação de vinhos! Eu sempre digo que degustar é comparar, e no vinho experiencia é litragem. Eu digo a meus velhos […]
Por Marcelo Copello
Hoje vou sugerir para vocês um exercício, isso mesmo exercício, ou você pensa que só os atletas se exercitam? E o exercício não é levantamento de taça não, é comparação de vinhos!
Eu sempre digo que degustar é comparar, e no vinho experiencia é litragem. Eu digo a meus velhos amigos: “nos conhecemos a muitos e muitos litros”!
Bom, o exercício então é reunir alguns amigos, 4 casais por exemplo, e comprar uma garrafa de vinho por casal. Compre 4 vinhos da mesma uva. Esconda ou embrulhe as garrafas de modo que ninguém veja os rótulos e sirva os 4 vinhos às cegas e ao mesmo tempo em 4 taças numeradas. Em seguida peça que todos anotem em um papel, o que acharam de cada vinho: qual o que mais gostaram, o que menos gostaram, o mais forte, o mais fraco, o mais tânico/áspero, o mais ácido/fresco, o mais encorpado, o mais leve, o mais claro, o mais escuro e que aromas perceberam em que vinho. Depois compare o que cada um escreveu, você vai se surpreender e aprender muito!
Saúde!
Leia também: Vinte lições em vinte anos de litragem