Qual o vinho da ceia de Natal?
Por Marcelo Copello Uma ceia tradicional terá não apenas um prato, mas vários, o que torna complicado escolher apenas um vinho para combinar. Por outro lado teremos também várias pessoas bebendo, o que possibilita ter mais de um tipo de vinho. Independente do menu, um vinho coringa que pode acompanhar todos os pratos […]

Uma ceia tradicional terá não apenas um prato, mas vários, o que torna complicado escolher apenas um vinho para combinar. Por outro lado teremos também várias pessoas bebendo, o que possibilita ter mais de um tipo de vinho.
Independente do menu, um vinho coringa que pode acompanhar todos os pratos do início ao fim é um bom espumante brut nacional.
Imaginemos uma mesa de Natal típica, com peru, tender, chester, pernil, lombinho e bacalhau, tudo com molhos dos mais variados, que podem ser acridoces, com pimenta ou frutas em calda por exemplo. Neste caso sugiro ter ao menos dois vinhos, um tinto e um branco. A melhor harmonização seria com um branco seco alemão da uva Riesling, ou um Chardonnay barricado e encorpado, do novo mundo. Como o público brasileiro é mais adepto dos tintos, tenha por perto também um bom tinto de médio corpo, jovem, macio e frutado, que pode ser um Alentejano, algo do sul da Itália ou sul da França, ou mesmo um espanhol jovem, mas sem madeira.
Para o panetone o par perfeito é um Moscato D´Asti italiano ou espumante Moscatel nacional.
Feliz Natal pra todos e boa ceia!
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br).