Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Qual a etiqueta do vinho no restaurante

Pedir vinho em um restaurante segue um passo a passo padrão

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jun 2024, 05h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Serviço do Vinho
     (shutterstock/Divulgação)

    Quem tem medo de pedir vinho em um restaurante? Não são poucos. Para ajudar neste momento preparamos um passo a passo para você.

     

    1- Ao chegar no restaurante o sommelier, maitre ou garçon normalmente irá lhe oferecer a carta de vinhos, ou você pode pedi-la: “a carta de vinhos por favor”.

     

    2- Leia a carta com calma. Esta normalmente estará organizada por tipo, país e preço. Leve em consideração suas preferências pessoais, o tipo de comida que você está pedindo e o seu orçamento.

    Continua após a publicidade

     

    3- Fique à vontade para pedir a orientação ao sommelier. Ele é quem melhor conhece a carta e o menu. O bom sommelier saberá identificar seu gosto, sua disposição financeira, fazer o melhor casamento com o menu e conciliar o gosto de todos à mesa. Se achar necessário, peça para ver a garrafa, sem compromisso.

     

    4- Ao trazer a garrafa solicitada o sommelier deve mostrá-la antes de abri-la. Confira seu pedido, veja se o vinho e safra estão corretos e autorize a abertura. Um simples “pode abrir”.

    Continua após a publicidade

     

    5- O sommelier irá abrir a garrafa em um local onde você possa ver, uma mesa ao lado talvez. Ele então provar um “micro-gole” do vinho para verificar se não está estragado.

     

    6-Talvez ele coloque a rolha em sua mesa. Não é necessário, no entanto, caso queira, examine e cheire a rolha. Se ela estiver verde e bolorenta há chance do vinho estar estragado. A meu ver é desnecessário examinar a rolha, já que uma vez aberto o vinho, podemos examinar diretamente o vinho.

    Continua após a publicidade

     

    7-O sommelier também pode perguntar se você deseja alguma opção adicional, como decantar.

     

    8- Depois o sommelier irá servir uma pequena dose para que você. Verifique se o vinho está de acordo. Depois sua aprovação, com um “pode servir”, o sommelier irá servir todos os outros à mesa (primeiro mulheres, depois homens). Por último a sua taça será completada.

    Continua após a publicidade

     

    9-E se o vinho estiver ruim, posso devolver? Você só deve recusar o vinho que você escolheu se este estiver defeituoso. Se o vinho está são, mas não era bem o que você queria, paciência. Contudo se foi o sommelier que escolheu o vinho, esta troca é mais fácil. Vale sempre o bom senso.

     

    10- O sommelier deve servir o suficiente, nunca mais que a metade da taça, para que haja espaço na taça para que os aromas do vinho se mostrem.

    Continua após a publicidade

     

    11- O sommelier bem treinado saberá dividir a garrafa de modo que todos recebam a mesma dose, e não abrirá outra garrafa sem sua autorização. Neste caso a outra garrafa (mesmo que seja do mesmo vinho) seguira todo o ritual novamente.

     

    12- Ao mudar de prato é normal mudar de vinho.

     

    Agora é hora de saborear o vinho, e se ao acabar a refeição, sobrar vinho na garrafa, leve o restante para casa. Cada restaurante pode ter suas próprias variações nesse processo, mas esses são os passos gerais para pedir vinho

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.