Os aromas de frutas dos vinhos brancos
Por Marcelo Copello Ontem falei dos aromas de frutas nos vinhos tintos (leia em Aromas de frutas dos vinhos tintos) Hoje falo um pouco mais de aromas de frutas, em especial nos vinhos brancos. Conforme o tipo de vinho (seja qual for seu tipo e cor) ele pode ter aromas de frutas frescas, frutas maduras, frutas cítricas, frutas secas (como nozes e avelãs), […]
Por Marcelo Copello
Ontem falei dos aromas de frutas nos vinhos tintos (leia em Aromas de frutas dos vinhos tintos) Hoje falo um pouco mais de aromas de frutas, em especial nos vinhos brancos.
Conforme o tipo de vinho (seja qual for seu tipo e cor) ele pode ter aromas de frutas frescas, frutas maduras, frutas cítricas, frutas secas (como nozes e avelãs), frutas cristalizadas como em um panetone, frutas em calda, e até geléias.
Nos vinhos brancos, por exemplo, o mais comum são as frutas brancas (como pêra, melão e maçã), frutas cítricas (como limão, abacaxi, laranja e maçã verde) e frutas amarelas (como manga e damasco). Nos Sauvignon Blancs, por exemplo, é comum encontrarmos aromas que lembram cítricos, como limão e maracujá. Nos Chardonnays é mais típico identificarmos aromas que lembram frutas amarelas, como abacaxi, pêssego ou manga. E os vinhos rosados, lembram que frutas? Os vinhos rosados normalmente, no que diz respeito aos aromas de frutas, tem um espectro entre um tinto leve e um branco, sendo muito comum os aromas de frutas vermelhas (ex: framboesa) e amarelas (ex:pêssego).
Com um pouquinho de treino você pode perceber tudo isso.