O vinho e a surdez de Beethoven
Por Marcelo Copello O médico gaúcho Dr Jairo Monson de Souza Filho, enófilo e especialista no assunto vinho e saúde, me passou esta interesante notícia. Você sabia que foi o vinho que causou a surdez e a morte do grande compositor alemão, Ludwig van Beethoven? Essa foi a conclusão a que chegaram os cientistas […]
Por Marcelo Copello
O médico gaúcho Dr Jairo Monson de Souza Filho, enófilo e especialista no assunto vinho e saúde, me passou esta interesante notícia.
Você sabia que foi o vinho que causou a surdez e a morte do grande compositor alemão, Ludwig van Beethoven? Essa foi a conclusão a que chegaram os cientistas ingleses que em 2012 apresentaram um estudo sobre o assunto.
A causa de sua surdez e da morte de Beethoven sempre foram um mistério, até que recentemente estudos feitos em fragmentos de cabelo e de seu crânio, encontraram uma dose de chumbo 40 vezes superior ao máximo aceitável.
A conclusão é que este chumbo viria do vinho, pois desde a Antiga Grécia até o século XIX era uma prática comum usar chumbo para “adoçar” e conservar vinhos.
Beethoven, adorava vinho, chegava a beber 3 garrafas inteiras ao dia e dizia ter no vinho uma grande fonte de inspiração para compôr.
Não custa lembrar que hoje não se usa mais chumbo no vinho. Você pode degustar sua taça sem medo, de preferência ao som de uma das 9 sinfonias.
Veja também: Bandol – os Grand Crus da Provence

Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Prefeitura do Rio dá pistas da atração do próximo mega show em Copacabana
Vestígios: Arpoador segue sem pudor depois de 1 ano do “surubão” (vídeo)





