Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

O vinho do Tsar

Por Marcelo Copello O septuagenário Massandra Livadia Red Port, de 1936, emociona. E merece aplausos, muitos aplausos… Este vinho tem tanta história quanto idade. Trata-se do melhor e mais raro vinho jamais feito na Rússia. O Tsar (ou czar, título dado aos antigos imperadores russos) Nicholas II construiu uma vinícola na cidade de Massandra, na república autônoma […]

Por marcelo Atualizado em 25 fev 2017, 19h18 - Publicado em 29 out 2012, 19h37

Por Marcelo Copello

O septuagenário Massandra Livadia Red Port, de 1936, emociona. E merece aplausos, muitos aplausos…

Este vinho tem tanta história quanto idade. Trata-se do melhor e mais raro vinho jamais feito na Rússia. O Tsar (ou czar, título dado aos antigos imperadores russos) Nicholas II construiu uma vinícola na cidade de Massandra, na república autônoma da Criméia, em 1894, e lá cultivou vinhedos com uvas oriundas de várias partes do mundo. Os vinhos fortificados de Massandra são lendários e foram produzidos em diversos estilos: Porto, Madeira, Jerez, Tokaji, Marsala, dentre outros.

A vinícola ainda o produz, mas as mais cobiçadas são as safras antigas, algumas do tempo do Tsar. Em dezembro de 2004, a casa de leilões Sothebys, em Londres, colocou à venda 400 lotes de 150 tipos de Massandra seculares, com um valor total de impressionante 500 mil de libras.

Este exemplar que provei, do tipo Porto, elaborado com a Cabernet Sauvignon, apresentava cor âmbar um pouco turva, aromas etéreos e vincados marcados por mel, damasco, laranja e  tangerina confit, com toques de iodo, madeira e especiarias. Em boca, paladar doce, com boa acidez, longo e untuoso, lembrando mais um Madeira antigo ou mesmo um soberbo Moscatel de Setúbal que um Porto. Em resumo: um vinho que está fresco aos 76 anos merece aplausos. Simplesmente emocionante.

Marcelo Copello (mcopello@bacomultimidia.com.br)

Continua após a publicidade

Publicidade