Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

O vinho do Tsar

Por Marcelo Copello O septuagenário Massandra Livadia Red Port, de 1936, emociona. E merece aplausos, muitos aplausos… Este vinho tem tanta história quanto idade. Trata-se do melhor e mais raro vinho jamais feito na Rússia. O Tsar (ou czar, título dado aos antigos imperadores russos) Nicholas II construiu uma vinícola na cidade de Massandra, na república autônoma […]

Por marcelo
29 out 2012, 19h37 • Atualizado em 25 fev 2017, 19h18
 (/)
Continua após publicidade
  • Por Marcelo Copello

    O septuagenário Massandra Livadia Red Port, de 1936, emociona. E merece aplausos, muitos aplausos…

    massandra-wine

    Este vinho tem tanta história quanto idade. Trata-se do melhor e mais raro vinho jamais feito na Rússia. O Tsar (ou czar, título dado aos antigos imperadores russos) Nicholas II construiu uma vinícola na cidade de Massandra, na república autônoma da Criméia, em 1894, e lá cultivou vinhedos com uvas oriundas de várias partes do mundo. Os vinhos fortificados de Massandra são lendários e foram produzidos em diversos estilos: Porto, Madeira, Jerez, Tokaji, Marsala, dentre outros.

    A vinícola ainda o produz, mas as mais cobiçadas são as safras antigas, algumas do tempo do Tsar. Em dezembro de 2004, a casa de leilões Sothebys, em Londres, colocou à venda 400 lotes de 150 tipos de Massandra seculares, com um valor total de impressionante 500 mil de libras.

    Continua após a publicidade

    Este exemplar que provei, do tipo Porto, elaborado com a Cabernet Sauvignon, apresentava cor âmbar um pouco turva, aromas etéreos e vincados marcados por mel, damasco, laranja e  tangerina confit, com toques de iodo, madeira e especiarias. Em boca, paladar doce, com boa acidez, longo e untuoso, lembrando mais um Madeira antigo ou mesmo um soberbo Moscatel de Setúbal que um Porto. Em resumo: um vinho que está fresco aos 76 anos merece aplausos. Simplesmente emocionante.

    Marcelo Copello (mcopello@bacomultimidia.com.br)

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês