O que é Terroir?
Por Marcelo Copello Terroir é uma palavra francesa que designa o conjunto de fatores ambientais que influem em um vinho, como solo (composição, profundidade, subsolo, nutrientes, retenção de calor, aeração/compactação, vida microbiológica, drenagem), relevo (altitude, inclinação, erosão), exposição ao sol (orientação, horas de sol), vento, regime de chuvas, temperaturas, amplitude térmica diária e anual, proximidade de florestas etc. São muitos fatores e infinitas possibilidades de interação entre eles. […]
Por Marcelo Copello
Terroir é uma palavra francesa que designa o conjunto de fatores ambientais que influem em um vinho, como solo (composição, profundidade, subsolo, nutrientes, retenção de calor, aeração/compactação, vida microbiológica, drenagem), relevo (altitude, inclinação, erosão), exposição ao sol (orientação, horas de sol), vento, regime de chuvas, temperaturas, amplitude térmica diária e anual, proximidade de florestas etc. São muitos fatores e infinitas possibilidades de interação entre eles.
O Terroir é invisível, sua influência em um vinho não pode ser cientificamente provada, explicada ou mensurada, mas é real e pode ser percebida pelos sentidos na hora que degustamos um grande vinho. Não é possível também dizer qual o Terroir perfeito, já que grandes vinhos são feitos em ambientes totalmente diferentes. Mas em muitos casos já se sabe quais os melhores Terroir, pois deles vêm os melhores vinhos. Terroir existe em qualquer lugar, alguns melhores outros piores para elaboração de vinhos. É bom lembrar que um Terroir superior depende da mão do homem para gerar um grande vinho. Senão, como explicar que hajam vinhos tão distintos, às vezes da mesma uva e de um mesmo vinhedo? É o homem que o entende e desenvolve o potencial da natureza e o expressa no vinho.
Leia também: Vinhedo nos telhados do Brooklyn