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Estudo mostra como muda o gosto do consumidor de vinho ao longo do tempo

A Sonoma State University acaba de liberar um estudo cujo objetivo é mostrar se e como mudam as preferencias dos consumidores de vinho ao longo do tempo.

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Atualizado em 23 abr 2018, 18h40 - Publicado em 23 abr 2018, 18h40
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  • Estudo mostra como muda o gosto do consumidor de vinho ao longo do tempo
    (shutterstock/Arquivo pessoal)

    Por Marcelo Copello

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    O Instituto de negócios do vinho da Sonoma State University (Estados Unidos-Califórnia) acaba de liberar os resultados de uma pesquisa feita em março-abril deste ano. O objetivo era mostrar se e como mudam as preferencias dos consumidores de vinho ao longo do tempo. Para tal 422 pessoas foram entrevistadas, com três perguntas simples.

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    Primeira pergunta

    Suas preferencias em termos de vinho mudaram desde que você começou consumir vinho?

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    Segunda pergunta

    1-Das opções abaixo que tipo de vinho era sua preferência quando você COMEÇOU a beber vinho?

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    A-Vinhos BRANCOS meio-doces ou doces

     

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    B-Vinhos BRANCOS secos

     

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    C-Vinhos ROSADOS meio-doces ou doces

     

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    D-Vinhos ROSADOS secos

     

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    E-Vinhos TINTOS meio-doces ou doces

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    F-Vinhos TINTOS secos

     

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    Terceira pergunta

    1-Das opções abaixo (as mesmas da pergunta anterior) que tipo de vinho é sua preferência HOJE em dia?

     

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    RESULTADO

    A primeira pergunta teve o seguinte placar: SIM 69% x 31% NÃO

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    O resultado confirma que o paladar muda muito ao longo do tempo. Não foi achada nenhum diferença importante nas repostas se separadas por gênero ou idade, ou seja, homens e mulheres de todas as idades seguem um processo semelhante. Dentre os 31% que não mudou de gosto, havia uma grande presença dos que preferiam e ainda preferem brancos meio-doces e doces.

     

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    Para as perguntas 2 e 3 o placar foi o seguinte

     

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    A-Vinhos BRANCOS meio-doces ou doces – ANTES 32% x 11% HOJE

     

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    B-Vinhos BRANCOS secos – ANTES 12% x 16% HOJE

     

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    C-Vinhos ROSADOS meio-doces ou doces – ANTES 22% x 8% HOJE

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    D-Vinhos ROSADOS secos – ANTES 5% x 4% HOJE

     

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    E-Vinhos TINTOS meio-doces ou doces – ANTES 14% x 24% HOJE

     

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    F-Vinhos TINTOS secos – ANTES 14% x 37% HOJE

     

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    O resultado acima mostra claramente que a tendência é começar com vinhos mais doces e evoluir para os mais secos, em especial os tintos e brancos.

     

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    A categoria predileta para se iniciar é “A” dos brancos meio-doces ou doces, e a categoria para onde há a maior migração com tempo é a “B”, dos tintos secos.

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    A maior surpresa veio da categoria “E”, dos tintos meio-doces ou doces, que mostrou crescimento ao longo do tempo. O estudo conclui que este número pode se dever a crescente produção de tintos meio-doces no mercado norte-americano, onde foi feita a pesquisa

     

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    Eu acrescentaria que a pesquisa se aplica ao consumidor em geral, mas que entre profissionais ou consumidores com muita “litragem” a tendência é a preferência por uma categoria à parte, a de vinhos autênticos, que tragam algo de especial dentro de sua categoria, independente de cor ou teor de doçura, sem preconceito. É o meu caso.

     

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