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Vinoteca

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Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
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Comparando Vinho a uma obra de Arte

“Só há duas coisas realmente importantes na vida: amor e arte”, anônimo.

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 dez 2017, 14h40 - Publicado em 30 dez 2017, 14h40
 (marcelo copello/Vinoteca)
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Por Marcelo Copello (ilustração de Marcelo Marchese)

“Só há duas coisas realmente importantes na vida: amor e arte”, anônimo.

“A cultura é a regra, a arte a exceção”, Jean-Luc Godard.

É possível comparar um quadro do austríaco Gustav Klimt a um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia? Ou achar semelhanças entre a catedral Sagrada Família de Gaudí, em Barcelona, e um Porto Vintage jovem? E ainda, relembrar a estátua de Davi, de Michellangelo, ao degustar uma safra antiga de um dos grandes tintos de Bordeaux? E quem sabe a arte dadaísta de Tristan Tzara não pede para ser acompanhada de um potente Shiraz australiano? Não importa a obra ou a garrafa escolhidas, as afinidades entre as artes e o nobre fermentado existem e são muitas. São históricas, estéticas e conceituais.

Nos primórdios da civilização a arte não tinha vínculos com a beleza, era um instrumento de dominação da natureza. As danças tribais ou pinturas rupestres, por exemplo, criavam um sentimento de poder nos caçadores sobre suas presas. Acreditavam que a representação pictórica de um cervo sendo abatido, por exemplo, garantia uma boa caça. Semelhante função tinha o vinho, ao qual se atribuíam qualidades mágicas e divinas. A “bebida dos deuses” podia curar, através de inúmeros remédios e poções dos quais era o ingrediente principal, e ainda levar a quem a consumia à conversar com as divindades, quando sob seus efeitos inebriantes.

Estes efeitos também são historicamente relacionados com a criação artística. A embriaguez do vinho, ao mesmo tempo que alucina, inspira. A frase de Plínio “in vino veritas”, simboliza tal fenômeno, mostrando que o vinho que nos faz delirar, paradoxalmente, traz lucidez. Segundo o filósofo alemão Nietzsche, em sua obra “A Origem da Tragédia”, o vinho e o espírito dionisíaco são a fonte de toda a criação artística.

Hoje é sabido que o vinho proporciona muitíssimo mais do que efeitos psicotrópicos e que as artes visuais vão bem além da representação dos seres ou objetos. Mas, mesmo após milênios de civilização, a dificuldade em definir uma função para a arte e em descrever objetivamente vinhos, persiste. A arte já foi descrita como um substituto da vida, uma transformação simbólica do mundo e uma maneira de colocar o homem em estado de equilíbrio com o meio circundante. Para o dramaturgo inglês Oscar Wilde, “o objetivo da arte é simplesmente criar um estado de espírito”, enquanto para pintor alemão Paul Klee, “a arte torna visível o invisível”.

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Tal dificuldade reside no caráter não verbal das artes visuais e da emoção causada por uma taça de nobre fermentado. A linguagem humana primal é o verbo, porém o caráter visual da arte e olfato-gustativo dos vinhos, não pressupõe a mediação de palavras. Por mais que críticos de arte e de vinhos (como eu) tentem se aproximar, palavras jamais fornecerão uma descrição plena das sensações causadas por um escultura ou gole de nossa bebida.

Por outro lado, não podemos esquecer que nos vinhos a descrição verbal das sensações, é muito utilizada em avaliações e pela crítica especializada, por exemplo. Também este aspecto aproxima o vinho da arte. Comparar os aromas de um vinho à frutas ou especiarias, por exemplo, que não estão presentes em sua composição, é um exercício de abstração, no qual precisamos elaborar imagens destes objetos em nossas mentes. Este processo cognitivo, de criar mentalmente uma realidade, é a base da arte.

Outro ponto em comum é o um certo caráter de luxo dispensável à vida. Para Sigmund Freud, “as satisfações substitutivas, tal como as oferecidas pela arte, são ilusões em contraste com a realidade”. Aparentemente, se o pai da psicanálise colocasse uma garrafa de Château d’Yquem no divã veria apenas suco de uva fermentado… Sob este prisma, tanto vinho quanto arte podem cair facilmente no campo dos supérfluos, de tudo que não é sobrevivência material mais urgente.

Artes visuais e vinho também compartilham do que pode ser chamado de uma simultaneidade em relação aos sentidos. Ao observar uma pintura ou apresentar um vinho ao palato, a vivência estética é integral. Sentimos o todo antes de analisarmos cada parte. Ao primeiro olhar, vê-se a “Monalisa” em sua totalidade, instantaneamente tem-se uma impressão geral, só depois observamos cada detalhe de seu olhar e de seu sorriso. O mesmo se dá com um vinho. O primeiro gole nos diz tudo ao mesmo tempo, em seguida isolamos mentalmente e analisamos as sensações de acidez, doçura etc. O contato inicial com o líquido e com obra é dionisíaco, o da espontaneidade, e apenas depois, Apolo, a razão, tem lugar. Um exemplo oposto seria a literatura. Ao ler um livro, em cada capítulo saboreamos uma parte da obra, para apenas ao final da última página termos noção do todo. Desta forma, enquanto na literatura antes pensamos e depois sentimos, no vinho e na arte sentimos e depois pensamos.

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Arte e vinho também trazem em comum o fato de serem uma expressão, simultaneamente, pessoal, de um tempo e de um lugar. Como disse Paulo Francis, “o segredo da grande arte é ser tão pessoal e estreita que, pela força do seu exclusivismo, fala com o mundo inteiro”. Um artista só pode exprimir a experiência daquilo que é de seu tempo e de suas origens. Esta força também está presente nos vinhos. Os exemplares mais notáveis são justamente os que melhor refletem seu terroir*, trazendo em si o gosto de uma terra e de um tempo. Vinho e arte são ao mesmo tempo uma expressão individual, do artista e do enólogo; geográfica, o local do vinhedo está para o vinho, como a cidade onde artista vive e sua bagagem cultural para sua obra; e de um tempo, as técnicas e o estilo de uma época, refletem-se igualmente nos vinhos e nas obras de arte.

Os vinhos representam-nos tão bem lugares ou períodos históricos, quanto obras de arte, como pinturas, esculturas, peças de arquitetura etc. Vinhos, não apenas refletem os estilos de cada época, como também os influenciam. É possível, por exemplo, conceber o chamado “Grande Século” (Le Grand Siècle, século XVII) sem o Champagne? A alegria, o júbilo, o contentamento e o ar leve que encontramos nas melhores pinturas daquele período, certamente foram movidos a muitas taças da então nova bebida efervescente.

Diferentemente da maioria dos objetos de arte, o vinho sofre por sua efemeridade. Uma garrafa pode ser guardada décadas, mas é como uma pintura coberta por um manto, que não poderá ser apreciada enquanto estiver oculta. Uma vez aberta a garrafa, esta se comporta como uma escultura de gelo, tem vida extremamente curta. Desta forma, a enologia é uma arte sem museu, que sobrevive apenas na memória dos que a experimentaram.

A relação entre arte e vinho pode ser vista de forma ainda mais íntima. Como um exercício de pura diversão, podemos traçar um paralelo entre os elementos e conceitos fundamentais das artes visuais com o vinho.

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Numa livre interpretação de vários teóricos das artes, os elementos podem ser enumerados como: ponto, linha, plano, volume (também chamado de profundidade), luz (e sombra), e cor. É ainda interessante analisar os conceitos de equilíbrio e de forma (ou estética) x conteúdo (ou conceito). Vejamos cada um deles.

Para Wassily Kandinsky, mestre russo da pintura abstrata, o ponto é o átomo, a partícula mínima e indivisível de toda a obra. No vinho este elemento mínimo e também de formato pontual seria a uva, sua matéria prima básica. Os bagos da fruta são o ponto de partida de qualquer vinho.

Na arte, a linha, uma derivação do ponto, define o contorno e dá forma ao que se quer representar. No vinho, informe enquanto líquido, este papel é desempenhado primeiramente pela garrafa, sua vitrine primária, e depois pela taça, a moldura onde será exposto.

O plano em uma pintura, por exemplo, seria inicialmente a própria tela, que sustenta fisicamente a obra. Em um vinho os pilares de sua sustentação, que também chamamos de estrutura, são a acidez, os taninos, o álcool e os açúcares. Um vinho com boa presença destes fatores terá, então, uma sólida estrutura.

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A noção de volume ou profundidade em uma obra de arte, que pode ser definida como a ilusão de, em uma tela plana, criar a impressão de perspectiva, em que os objetos tem volume ou estão localizados a distâncias diferentes do olhar. Esta sensação pode ser igualmente experimentada pelo paladar nos vinhos, seu corpo, lhe dá peso, e a sugestão de profundidade em seus sabores. Um Beujolais Nouveau será, então, um vinho raso, enquanto um Barolo terá certamente mais profundidade.

O que num quadro chamamos de luz, em um vinho será sua acidez, que lhe dá brilho visual e vivacidade no palato. Desta forma o Champagne com sua grande acidez, é um vinho, sem dúvida, luminoso. A noção de sombra, ou escuridão, pode ser associada à tanicidade dos vinhos. O tanino dá aspereza e cor escura aos vinhos, tornando-os fechados ao visual e ao paladar.

A cor, em todas as suas matizes, em um vinho pode ser associadas à assemblage (mistura de uvas) que o compõe e no leque de aromas e sabores resultantes. O riqueza do colorido de um Chagall pode ser comparada à diversidade e intensidade de sabores e aromas de um Gewürztraminer da Alsacia, por exemplo.

A noção de equilíbrio é análoga para as artes e para os vinhos. A simetria da “Última Ceia”, de Da Vinci, por exemplo, pode ser comparada à redondez nos vinhos. Um exemplar equilibrado seria aquele onde os teores de ácidos e taninos (que dão aspereza), e os teores de álcool e açúcares (que emprestam maciez) estivesse balanceados, de forma que o resultado fosse equilibrado, redondo no paladar, sem arestas.

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Finalmente o dualismo “forma x conteúdo”, tão discutido na arte, no vinho pode ser visto como: de um lado a forma ou estética, representada pelas leis da físico-química, as técnicas de elaboração da bebida e tendências do mercado para o qual ela se dirige; de outro lado, como “conteúdo ou conceito”, o terroir*, a dose de paixão humana dada pelo enólogo e a contribuição divina, manifestada na qualidade da safra daquele ano.

Estas associações são livres. Não espero que todos concordem com elas. Cada amante dos vinhos e das artes terá sua visão pessoal sobre o tema e poderá criar as suas. O que espero mostrar é que vinho e arte têm muito em comum, mesmo compartilhando de funções um pouco vagas e de difícil descrição. Digamos que vinho e arte não servem para nada, a não ser mudar o mundo.

*Terroir = ambiente: conjunto de condições de clima, solo, subsolo etc.

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