Barato é bom, caro é melhor ainda
Por Marcelo Copello Estudos mostram que o preço do vinho pode realmente influenciar o seu sabor. Um deles, realizado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia em 2014, convocou estudantes de enologia a fazerem uma degustação em que se depararam com duas garrafas de vinho, um caro e outro barato. Detalhe: ambas estavam preenchidas com o […]
Por Marcelo Copello
Estudos mostram que o preço do vinho pode realmente influenciar o seu sabor. Um deles, realizado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia em 2014, convocou estudantes de enologia a fazerem uma degustação em que se depararam com duas garrafas de vinho, um caro e outro barato. Detalhe: ambas estavam preenchidas com o vinho barato. Enquanto degustavam, estavam ligados a um aparelho que mapeava o cérebro, identificando as áreas de reação.
O resultado foi que, para o vinho da garrafa cara eles usaram adjetivos como “complexo e encorpado”, enquanto o mesmo vinho na garrafa barata foi descrito como “fraco e chato”. A experiência mostrou que existe uma parte específica do cérebro responsável pela sensação de prazer e que o preço do vinho pode aumentar a atividade nessa área. Os estudos despertam o interesse de pesquisadores e empresas. E tem mais. Os estudiosos apostam que no futuro próximo será possível analisar perfumes, sabores, filmes e músicas por meio de circuitos do nosso cérebro.
Acesse www.marcelocopello.com e assine nossa news