Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Cinco motivos para você gostar de espumante brasileiro

Todos comentam que nossos exemplares são ótimos, mas que os leva a ser tão bons?

Por Marcelo Copello Atualizado em 28 ago 2020, 10h39 - Publicado em 28 ago 2020, 08h00

1º temos tradição: O Brasil já faz espumantes há mais de 100 anos, desde 1913, quando foi fundada a Peterlongo

2º temos natureza: A Serra Gaúcha, tem clima e solo ideias para espumantes, com Clima temperado e úmido e solos mais ácidos. A sub-região de Pinto Bandeira já é reconhecido como a região de nossos espumantes “Grand Crus”, e a acaba de receber sua IP – Indicação de Procedência, a primeira para espumantes no hemisfério sul.
3º temos a técnica: Elaboramos aqui com maestria espumantes pelo mesmo processo e com os mesmo tipos de uvas usadas na região de Champagne na França
4º temos o reconhecimento: Nossos vinhos já conquistaram milhares de medalhas em concursos nacionais internacionais. Este ano, na 9a edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, maior concurso de vinhos brasileiros disponíveis no mercado, já estamos recebendo amostras inscritas e esperamos mais 1.000 vinhos brasileiros. Neste concurso os espumantes sempre são destaque, conquistando centenas de medalhas de ouro e duplo-ouro.
5º temos mercado: O consumo de espumantes no Brasil (brasileiros e importados) é crescente e da ordem de 22 milhões de litros. Os espumantes brasileiros detém cerca de 77%* deste mercado. Em segundo lugar está a França com apenas 6,9%, seguida de, 5,7% da Espaha e 5,1% da Itália. Os brasileiros estão descobrindo e prestigiando nossos espumantes.

Um dia, ainda quero ver toda casa brasileira com um espumante nacional sempre na geladeira. Quando a visita chegar vão oferecer: aceita um cafezinho ou um espumante?

*Números do Anuário Vinhos do Brasil 2019

Continua após a publicidade

Publicidade