Imagem Blog

Teatro de Revista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Espetáculos, personagens, bastidores e tudo mais sobre o que acontece na cena teatral carioca, pelo olhar do crítico da Veja Rio
Continua após publicidade

Diretor do Cena Brasil Internacional, Sergio Saboya comenta os destaques da última semana do festival

Aberta na última terça — de forma auspiciosa, com o maravilhoso Sua Incenlença, Ricardo III, da companhia Clows de Shakespeare, de Natal —, a terceira edição do Cena Brasil Internacional ainda oferece muito a ser visto em sua última semana. A pedido do blog, o diretor do festival, Sergio Saboya, comentou quatro espetáculos que serão apresentados […]

Por rafaelteixeira
Atualizado em 25 fev 2017, 18h41 - Publicado em 25 abr 2014, 16h54

Aberta na última terça — de forma auspiciosa, com o maravilhoso Sua Incenlença, Ricardo III, da companhia Clows de Shakespeare, de Natal —, a terceira edição do Cena Brasil Internacional ainda oferece muito a ser visto em sua última semana. A pedido do blog, o diretor do festival, Sergio Saboya, comentou quatro espetáculos que serão apresentados entre a próxima segunda (28) e domingo (4) — confira a programação completa e as sinopses aqui.

Kaïros, Sísifos y Zombis, da Compagnie L’Alakran (Suíça), terça (29) e quarta (30), às 20h.

“Conheci o Miguel Acebes, distribuidor internacional da L’Alakran, no festival de teatro de Roma. Ele me apresentou o trabalho da companhia e logo percebi que tinha tudo a ver com a proposta do Cena Brasil. A companhia é formada por atores e profissionais de vários países. Há um intercâmbio, uma troca muito grande entre eles e isso se reflete nos espetáculos que produzem.”

Continua após a publicidade

HeLa, da companhia Iron-Oxide (Escócia), quinta (1º) e sexta (2), às 19h:

Assisti HeLa no ano passado no Festival de Edimburgo. Fui arrebatado com a performance vigorosa da atriz Adura Onashile e de como ela se apropriou dessa história verídica, que teve muita repercussão nos Estados Unidos e na Europa. É teatro-documentário. Ao mesmo tempo em que a atriz relata a trajetória da americana Henrietta Lacks, ela também é a personagem.”

Caesarean Section. Essays on Suicide, da companhia Teatr ZAR (Polônia), sábado (3) e domingo (4), às 19h:

“Eu já tinha visto cinco espetáculos de companhias polonesas nos festivais de Edimburgo e Avignon e não tinha gostado de nada. Mas, resolvi tentar de novo e assisti o espetáculo da ZAR, que foi premiado no Festival de Edimburgo de 2012. É um trabalho incrível, que tem uma temática muito forte, o suicídio. Muitos podem intitular como dança, mas é teatro físico com atores-bailarinos. A parte musical é muito boa e o resultado é um espetáculo de grande beleza e delicadeza.

Os Gigantes da Motanha, do Grupo Galpão (Belo Horizonte), sábado (3) e domingo (4), às 20h:

“Conheço a qualidade dos trabalhos do Grupo Galpão há anos. É um grupo que costuma trabalhar com diretores convidados, que também promove esse intercâmbio de experiências. O Galpão tinha vontade de participar desse tipo de festival como é o Cena, que promove o intercâmbio entra as companhias nacionais e estrangeiras. O cachê da troca é maior que o da peça.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.