Um guia dos parques temáticos em Orlando
Confira dicas úteis para você aproveitar as atrações da melhor maneira
Fiz recentemente uma viagem para Orlando com toda a família e posso garantir que a primeira coisa que você deve ter em mente se deseja ir aos parques temáticos é: antecedência!! Sim, porque a programação é intensa, são várias opções de onde ir e desde a compra dos ingressos até como aproveitar seu dia no parque da melhor maneira – com a tecnologia a nosso favor -, é preciso maestria e organização. Se Walt Disney World Resort e Universal Studios Orlando já eram cheios antes, agora estão ainda mais movimentados. E se você não se programar, não dá conta de ver tudo! Então, vamos ao mini guia de Orlando.
Walt Disney World Resort
Quando Walt Disney criou o Magic Kingdom, em 1971, seu objetivo era um lugar que pudesse ser diversão para toda a família. E ele acertou em cheio! Tanto é, que os parques se multiplicaram e continuam atraindo milhões de turistas de todas as idades e de diversos países. E de uma coisa temos certeza: a gente volta a ser criança em um dos destinos turísticos mais populares do mundo! Para ser objetiva, são eles: Disney’s Animal Kingdom, Disney’s Hollywood Studios, Epcot Center e Magic Kingdom.
Mas para visitá-los não basta apenas comprar os ingressos (tarefa que deve ser feita com bastante atenção, já que há vários tipos). O ideal é o Park Hopper que dá direito aos quatro parques e você ainda tem a chance de visitar mais de um parque por dia. Além disso, agora são oferecidos dois serviços: a Genie+ e Lightning Lane. A primeira te auxilia a agendar as atrações que você deseja visitar, enquanto a segunda é um passe para que você não fique muito tempo na fila. Além disso, é essencial baixar o aplicativo My Disney Experience no celular, onde você consegue ver o horário dos shows, mapas dos parques, tempo de espera nas atrações e também usar os serviços mencionados, entre outras informações.
Os novos serviços da Disney e dicas para marcar os restaurantes
Você pode comprar o Genie+ diretamente no aplicativo, a partir do primeiro minuto do dia da visita. Não é possível comprar com antecedência, e os agendamentos começam às 7h. Os parques abrem entre 8h e 9h (se você quiser chegar na hora, se programe para sair com antecedência, por conta das filas na entrada do estacionamento). Resumindo: com a entrada Lightning Lane, você entra em uma fila separada em atrações e experiências de entretenimento selecionadas. Algumas atrações são oferecidas pelo serviço Disney Genie+ e outras pela Lightning Lane, que podem ser compradas individualmente (à la carte). Ou seja, você pode comprar uma ou ambas as opções. Parece complicado? Um pouquinho, rs, por isso é recomendável “estudar” os parques e as atrações para saber suas prioridades.
Além disso, na hora de comer, seja nos restaurantes temáticos, ou mais sofisticados, é extremamente necessário fazer reserva. Já nos mais casuais e fast food, vale a pena comprar a comida antes pelo App, na opção “Mobile Order”. Isso agiliza bastante o serviço e pode ser feito através do app My Disney Experience.
Os quatro parques temáticos
E se você está perdido entre a escolha dos parques, o Disney’s Animal Kingdom combina a magia da Disney com a beleza e o encanto do mundo animal. Já o Disney’s Hollywood Studios celebra o mundo do cinema, televisão, música e entretenimento, com áreas temáticas e atrações baseadas em filmes e programas de TV como, por exemplo, Star Wars e Toy Story, e que recontam também um pouco a história do incrível Walt Disney. Já a Star Wars Galaxy’s Edge, inaugurada em 2019, impressiona com sua estrutura e riqueza de detalhes, que fazem a gente se sentir de fato dentro de um dos filmes da saga.
O Epcot é onde praticamente damos a volta ao mundo, dividido em duas áreas principais: Future World e World Showcase. O primeiro apresenta atrações diversas e pavilhões que exploram inovações tecnológicas e questões ambientais, enquanto o segundo é onde ficam as réplicas dos países, com gastronomia, cultura e entretenimento autênticos (e onde se come melhor, de longe!) Com a expansão do pavilhão da França, a grande atração é a Ratatouille, onde os visitantes encolhem para o tamanho de um rato e correm pelo restaurante Gusteau’s, juntando- se ao mini chef ratinho: divertido e genial!
E por fim, o Magic Kindgom, primeiro parque do Walt Disney World Resort em Orlando, onde fica o famoso Castelo da Cinderela, que está no imaginário de todos nós. Apesar do quê “vintage”, o cinquentão soube ser renovar com inúmeras atrações, como a mais nova e moderna montanha russa TRON. Mas continua com com atrações lúdicas, como It’s a Small World e Carrossel do Progresso. Além do espetáculo fora de série “Happily Ever After”, com luzes, lasers e efeitos especiais, incluindo projeções no Castelo da Cinderela.
Universal Orlando Resort
Enquanto isso, o Universal Orlando Resort reúne dois parques: o Islands of Adventure e o Universal Studios Florida, (além do aquático Volcano Bay). Como ambos são enormes, também é válido saber antes o que deseja visitar para otimizar o seu dia. E aproveito para dar um spoiler: vai ter parque novo em Orlando chegando em 2025!
São quatro tipos de ingressos, e os preços dos dois parques variam por dia. O 1 Day General Admission dá direito à entrada geral de um dia no parque (válida somente na data selecionada), enquanto o 2 Day General Admission permite a entrada geral de 2 dias no parque, sendo a 1ª visita válida apenas na data escolhida, e a 2ª visita válida dentro de 7 dias, contando a partir da 1ª. Além disso, é fundamental comprar o Universal Express, que inclui acesso expresso único (por dia) a cada passeio (salvo Mario Kart™: Bowser’s Challenge), atração e show com assentos e entrada, sem reserva. Ou seja, praticidade que agiliza muito o passeio! E tudo isso pode ser feito através do app Universal Orlando Resort.
Islands of Adventure e Universal Studios Florida
Os dois parques ficam bem perto um do outro, entre o complexo de entretenimento da Universal, chamado Universal Citywalk, cheio de lojinhas, bares, restaurantes e cafés. Aberto em 1999, o Islands of Adventure tem como foco os filmes lançados pela Universal e seus personagens de sucesso, com simuladores, montanhas-russas e muita adrenalina. Já o Universal Studios Florida foi o primeiro parque da Universal, inaugurado em 1989. Com a temática de filmes, televisão e personagens lançados pela Universal, é um parque que revela como são os estúdios de filmagem e os cenários em um set de gravações que vive se renovando.
Wizarding World of Harry Potter
A área temática baseada na saga criada por J. K. Rowling, Wizarding World of Harry Potter é uma das grandes atrações na Island of Adventures. A Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure, por exemplo, é uma das mais recentes atrações do e traz cenários ricos como, A Floresta Proibida, além de tecnologia avançada. Aliás, é considerada a montanha-russa mais longa da Flórida, com mais de 1540 metros de comprimento.
Enquanto isso, Jurassic World VelociCoaster é a atração mais recente do Island of Adventures, na área de Jurassic Park, e a primeira montanha-russa do mundo inspirada na saga de Jurassic World. São mais de 1.430 metros de trilhos, 4 inversões e 2 lançamentos – o mais rápido deles alcançando 112km/h em menos de 2,4 segundos. Além disso, tem um espiral único de 360 graus logo acima da lagoa. Já a inversão de gravidade zero te vira de cabeça para baixo por 30 metros ao longo da pista.
No Universal Studios Florida, a Race Through New York Starring Jimmy Fallon é uma corrida divertida por Nova York com Jimmy Fallon e sua turma do programa da NBC “The Tonight Show”. Mais uma vez Harry Potter está presente e impressiona por sua quantidade de detalhes como a Diagon Alley, dentro do Banco Gringotts, ou seja, fica embaixo do enorme dragão que cospe fogo com perfeição, nos mínimos detalhes.
Universal Epic Universe
Em 2025, o Universal Orlando Resort ganha o seu quarto parque temático! O Universal Epic Universe vai transportar os visitantes para mundos expansivos com mais de 50 atrações inspiradoras, entretenimento, restaurantes e experiências de compras. Localizado a apenas alguns quilômetros dos parques atuais do Universal Orlando, o Epic Universe contará com ambientes multi-sensoriais, arquitetura impecável e tecnologia inovadora. O coração deste novo parque em Orlando é o Celestial Park, a porta de entrada para explorar os quatro mundos do Epic Universe – cada um inspirado em aventuras extraordinárias que vão além da imaginação dos visitantes. Com jardins ondulantes, cursos d’água e trilhas para caminhadas, será um lugar para relaxar, com lojas e restaurantes. Portanto, os quatro espaços temáticos são: The Wizarding World of Harry Potter – Ministry of Magic, Super Nintendo World, How to Train Your Dragon – Isle of Berk e Dark Universe. Ou seja, promete!!
Agora é dar uma olhada nas dicas de restaurantes em Orlando e aproveitar este destino tão atraente aos brasileiros. E a boa notícia é que agora dá pra fazer o trajeto Miami – Orlando através da linha de trem Brightline, olha que maravilha!
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e autora da página de instagram @youmustgoblog