Onde comer bem antes de embarcar em aeroportos brasileiros?
Fizemos uma seleção de seis chefs que comandam restaurantes em terminais do país
Sabemos o quanto é prudente chegar com antecedência nos aeroportos antes de viajar. E enquanto a gente espera o horário do voo, volta e meia bate aquela fome e somos obrigados a ir em busca de onde nos alimentar. Isso sem falar em quando há atrasos e cancelamentos.
Pois a boa notícia é que a qualidade dos restaurantes em aeroportos no Brasil melhorou demais! Você não precisa ficar mais dependendo de “junk food” e pode ter uma experiência pra lá de agradável. Portanto, listo aqui seis restaurantes em aeroportos do Brasil, para que você possa comer bem e com agilidade, muito além “comida de aeroporto”.
É cada vez mais frequente o número de chefs que têm optado por levar seus menus para os aeroportos no Brasil, onde o tráfego de pessoas é super movimentado!
Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, Salvador
Mesa de Tereza
Em Salvador, por exemplo, no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, você tem a chance de comer no excelente restaurante Mesa de Tereza, da chef baiana Tereza Paim, famoso no Rio Vermelho com o nome de Casa de Tereza. Celebrando sabores baianos, o restaurante oferece o melhor da cozinha brasileira, localizado na praça de alimentação do aeroporto e com aproximadamente 250 m². A casa apresenta refeições do café da manhã ao jantar.
Aeroportos Antônio Carlos Jobim (Galeão), Rio de Janeiro; Hercílio Luz, em Florianópolis e Salgado Filho, em Porto Alegre
A Saideira
Já o chef carioca Thiago Sodré (ex-Nola) está presente nos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Hercílio Luz, em Florianópolis. O simpático Saideira fica logo depois do Freeshop, no Rio, e tem um cardápio para cada parte do dia. Pode ser um café da manhã reforçado, um almoço saudável e até um belo jantar.
O Saideira tem três unidades: duas no Galeão e uma no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Para a hora do almoço, os viajantes vão encontrar receitas saborosas e tempero brasileiro. Para o happy hour, a coquetelaria apresenta diversas opções. Aliás, caso a viagem seja noturna, os comensais podem aproveitar as pizzas de fermentação natural.
Jamie’s Deli
No GIG e também no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, você encontra o restaurante Jamie’s Deli, do midiático chef inglês Jamie Oliver. Conhecido por estrelar programas americanos de culinária, ele tem a proposta de “ajudar as pessoas em movimento a comer bem, servindo alimentos frescos e rápidos”. Aliás, conceitos essenciais para a correria de aeroporto!
Aeroportos Santos Dumont, Rio de Janeiro, e Congonhas, São Paulo
Tapioteca
Quem passar pelos Santos Dumont, no Rio, ou por Congonhas, em São Paulo, encontrará a simpática Tapioteca, do chef alagoano Guga Rocha. O menu oferece opções livres de glúten e lactose, além de priorizar ingredientes orgânicos e frescos. Por isso, o chef criou mais de 20 tapiocas com nomes e estilos de cidades do mundo. Os viajantes também podem acrescentar na massa chia, gergelim, cacau ou beterraba em pó, substituir a massa tradicional por crepioca ou montar sua própria tapioca. Rápido, prático e fácil!
Aeroporto de Guarulhos, São Paulo
Mahá – comida brasileira
No aeroporto mais movimentado do Brasil você pode saborear os pratos bem executados da chef matogrossense Ariani Malouf, do Mahá. Em pleno Terminal 2, o restaurante tem uma proposta leve e descontraída, com receitas autênticas brasileiras. Com opções de café da manhã, como salgados, sucos e cafés, o restaurante também oferece sanduíche, saladas, massas e pratos de carne.
Cortés Asador em GRU
Sabia que é possível comer uma legítima parrilla argentina no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos (SP)? O Cortés Asador é especializado em cortes e cozinha de fogo, oferecendo diversas opções no seu variado menu. Aliás, tudo é preparado na Parrilla, um sistema argentino de grelhas inclinadas a 45°, bem próximas à brasa do carvão, que reduz a absorção de gordura e doura a carne por fora, mantendo-a suculenta, liderado pela chef Daniela França Pinto.
Portanto, agora você já sabe onde comer quando tiver na correria de aeroporto e não tem mais desculpa para se alimentar mal!
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e autora da página de instagram @youmustgoblog