Cinco curiosidades sobre o CrossFit
Dos benefícios para a saúde à polêmica sobre ser ou não o esporte, conheça melhor o treino que está fazendo sucesso no mundo todo
E aí atletas, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar de CrossFit, já que semana passada rolou o CrossFit Games 2017, uma competição que reúne os melhores atletas do mundo. Confira cinco curiosidades sobre a modalidade:
1 – CrossFit é uma marca e não um esporte
Criado em 2000 por Greg Glassman, o CrossFit é um método de condicionamento físico de alta intensidade que abrange diversas modalidades esportivas. Desde então, Glassman registrou como uma marca, a CrossFit Incorporation. Criou o Games e somente as academias afiliadas podem se denominar como CrossFit. Chamado por alguns de MMT (modalidades mistas de treinamento), a verdade é que o CrossFit não é oficialmente um esporte.
2 – Qualquer pessoa pode praticar CrossFit
Com suas limitações e adaptações, o CrossFit é recomendado para todas as idades e para ambos os gêneros. O CrossFit Games, principal campeonato da modalidade, conta com diferentes categorias, como adolescentes de 14 anos e atletas de mais de 60.
3 – O Brasil é o segundo país com mais boxes no mundo
Como já foi dito anteriormente, para utilizar o nome CrossFit em sua academia é preciso ser afiliado. O site oficial da empresa oferece um mapa de boxes afiliados em que o Brasil supera potências como Canadá e Austrália como o segundo país em número de boxes. São mais de 700 academias afiliadas usando a marca registrada no país, tendo a Crown como a maior rede do Brasil latina com 7 unidades.
4 – CrossFit traz diversos benefícios para a saúde
De forma rápida e simples: a prática auxilia na melhora do condicionamento físico e cardiorrespiratório, no ganho de massa muscular, na perda de peso e no combate à obesidade, no fortalecimento de articulações e músculos… São inúmeros os benefícios para o corpo e para a mente.
5- CrossFit não é lesiona tanto como todo mundo pensa
O maior mito é que o CrossFit lesiona mais que os outros esportes. Esse já foi derrubado diversas vezes por meio de estudos científicos que comparam esse esporte com corrida, futebol, ginástica e diversos outros, mostrando que está muito aquém dos demais em número de lesões por hora praticada.
Chegou a hora de preparar seu corpo e conhecer uma academia de CrossFit, lembrando que toda orientação deve ser feita por um profissional formado em educação física e credenciado pelo Cref.
Até semana que vem e bons treinos !