Imagem Blog

Programinha Carioca

Por Raquel Kuhn, jornalista e mãe de três Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Passeios, viagens e rolês em família
Continua após publicidade

A primavera chegou: dicas de onde ir com as crianças

Enquanto o calorzão não chega, que tal curtir a estação das flores? A gente te dá uma ajudinha!

Por Raquel Pereira
22 set 2022, 18h17
Flores, plantas, muito verde. A primavera chegou!
 (Divulgação/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

Jardim Botânico
São mais de 3.400 espécies de plantas ocupando o imenso espaço de 540 mil m² de muito verde. Por isso, se você for visitar esse refúgio carioca, vá sem pressa. Por lá, além de um parquinho de madeira, as crianças se esbaldam correndo e brincando livremente, enquanto (com sorte!) avistam esquilos, gambás e anfíbios. Pare, ouça o som dos passarinhos e descanse em uma sombra estratégica de uma árvore. O parquinho de madeira foi reformado e reabriu em agosto, vale a pena. Se precisar de uma ajudinha para traçar rotas, baixe o aplicativo do Jardim Botânico. Ingresso: R$ 17 (inteira, morador do Rio). Menores de 5 anos não pagam.

Pista Claudio Coutinho
Essa é a trilha localizada na Praia Vermelha, no bairro da Urca, praticamente aos pés da estação do Bondinho com destino ao Pão de Açúcar. A extensão é curtinha, tem apenas 1.250m, e a visita frequente de micos e saguis chama bastante atenção dos pequenos. Se você quiser estender, suba a trilha que leva ao topo do Morro da Urca. O percurso dura em torno de 1h e a entrada lá é gratuita (mas caso queira descer de Bondinho, há um custo). Eu aproveitaria para curtir a vista lá de cima, é maravilhosa! A pista fica aberta das 6h às 18h, enquanto o horário da trilha é das 9h às 17h.

Casa Roberto Marinho
Localizada no Cosme Velho, a mansão – casa onde durante 60 anos viveu o fundador da Rede Globo – é um espetáculo. Linda por dentro, repleta de obras de arte modernistas, e também por fora, começando pelos jardins projetados por Burle Marx. O lago cheio de carpas costuma animar os pequenos visitantes, assim como as exposições itinerantes. É um lugar gostoso para passar a manhã ou a tarde, e eventualmente há atividades para crianças aos fins de semana. Confira no site antes de ir. A entrada custa R$ 10, e às quartas é gratuito. Menores de 5 anos não pagam.

Sítio Burle Marx
O espaço em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, é um enorme e belo jardim com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais do mundo. A residência do arquiteto e paisagista se transformou em um ponto turístico em 1999 e foi tombada no ano seguinte. O acervo da casa possui mais de 3 mil peças, todas bem interessantes e curiosas, como pintura em azulejo, vidros decorativos e tapeçarias. Não deixem de entrar na Igreja Santo Antônio da Bica, pequenininha e uma graça. As visitas acontecem de terça a sexta, às 13h, 13h30 e 14h, e precisam ser agendadas pelo e-mail visitas.srbm@iphan.gov.br.

Continua após a publicidade

E se você quiser curtir a natureza bem pertinho do Rio, mas em um hotel aconchegante, pesquise sobre o São Moritz, em Teresópolis. Para ficar ainda mais legal, temos desconto de 10% ao reservar com o código PROGRAMINHACARIOCA pelo site.

Siga @programinhacarioca

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.