Sorvete de azeite? As surpresas veganas da Hoba no Novo Mercado São José
Da nova unidade da sorveteria a outras boas surpresas, o que você precisa conhecer no espaço recém-reaberto

Após sete anos fechado, ele está de volta — e com uma nova identidade. No dia 21 de setembro, o Mercado São José reabriu as portas em Laranjeiras como um novo polo gastronômico, trazendo ares renovados para o bairro. A fachada histórica foi preservada, mas o interior ganhou um projeto modernizado e um prédio anexo de 180 metros quadrados, com três pavimentos, onde funcionam novos restaurantes. Na construção original, são onze boxes que reúnem confeitaria, sorveteria, cafeteria especial, hortifruti orgânico, queijaria e outras operações. Já no segundo andar, um rooftop se apresenta como o ponto ideal para reunir amigos e familiares no fim de tarde — aproveitando o sol mais brando — para comer, beber e confraternizar.
De volta ao primeiro piso, está a loja que mais me despertou curiosidade logo no primeiro dia de operação: a fábrica de sorvetes da Hoba. A sorveteria, que fez fama em Botafogo com suas receitas cremosas à base de castanha-de-caju — muito além dos tradicionais gelatos veganos à base de água —, chega a Laranjeiras com um novo conceito. No novo endereço, os clientes podem acompanhar de perto a produção dos sorvetes de máquina, feita diante dos seus olhos.
Quanto aos sabores, a proposta é apostar em combinações diferentes e até inusitadas, como o pedaço da Itália, um sorvete de azeite com suco e raspas de limão-siciliano. Foi o primeiro provado e aprovado: cremoso e bem refrescante, com o sabor delicado do azeite em harmonia com a acidez do limão. Os demais sabores, no entanto, parecem ter despertado mais o desejo da clientela: o mineiro, um sorvete de broa de milho, com calda e pedaços de goiabada (como resistir?); o chocolatudo, de chocolate meio amargo com calda de avelã e pedaços de cookies crocantes; e o PBJ, de amendoim com banana, calda de frutas vermelhas e croutons para finalizar. Esse é só o começo, e, em breve, novos sabores devem ser acrescentados ao cardápio.
A inspiração para criar a Hoba nasceu quando Bruno Karraz, idealizador da marca, foi morar em uma fazenda no interior da Califórnia. Lá, percebeu o desafio dos produtores em aproveitar ao máximo a colheita e começou a transformar excedentes em sorvete. A nova proposta da marca, portanto, funciona como um resgate dessa essência: “Neste formato atual, conseguimos voltar às nossas origens, criando qualquer sabor de maneira muito mais simples e descontraída. O resultado final é um sorvete mais cremoso e fresco também”, explica Bruno.
Seguindo o passeio, outras opções chamam a atenção de quem busca alternativas veganas. No Borbulhas, os fermentados reinam: torneiras de kombuchá, drinques alcoólicos ou não feitos com a bebida, além de vinhos naturais e vermutes artesanais. Já o Gebar, simpático boteco árabe, chegou com porções de tabule, homus e babaganoush, acompanhados de torradinhas de pão árabe crocante. Na Cultura Fungi, o paraíso dos cogumelos se revela com produtos frescos, conservas e criações diversas à base do ingrediente, tão querido pelos vegetarianos. O Culto Café, por sua vez, em meio à decoração industrial e ao irresistível aroma no ar, traz uma carta que inclui cafés servidos com leite vegetal de aveia.







Como muitos empreendimentos ainda funcionam com o menu reduzido neste “soft opening”, pode ser que novas alternativas veganas surjam em breve nos cardápios. Que venham mais novidades — e vida longa ao Novo Mercado São José!