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Patricia Lins e Silva

Por Patrícia Lins e Silva, pedagoga Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Educação

Em tempo de transformações, como repensar a escola a partir da ética

A ética deve ser alicerce da educação contemporânea.

Por Patricia Lins e Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 Maio 2025, 11h41 - Publicado em 30 Maio 2025, 10h57
Celular na sala: uso traz problemas de concentração e aprendizado
 (Guilherme Oliveira/Prefeitura do Rio/Reprodução)
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Em tempo de transformações tecnológicas, sociais e ambientais que colocam em xeque valores humanos fundamentais, é preciso repensar o papel da escola. Crianças e jovens crescem em um mundo mediado por telas, expostos a discursos de intolerância, consumismo, individualismo e superficialidade. No entanto, os currículos escolares ainda priorizam metas de desempenho e longas listas de conteúdos, e deixam de lado a construção de valores e princípios, uma ética que deve ser alicerce da educação contemporânea.

A ética está na vida e se manifesta em cada ação. Na escola ela está nas escolhas pedagógicas, nas formas de convivência, nas relações entre professores e estudantes, nos modos de avaliar, nas decisões administrativas e até no uso da tecnologia. Ética não se resume a normas a cumprir, mas envolve a reflexão permanente sobre justiça, respeito ao outro, empatia, responsabilidade pelas próprias ações, escuta ativa, diálogo e compromisso com o bem comum. Colocar a ética no centro da escola é torná-la prática viva e cotidiana.

Uma escola eticamente orientada valoriza a cooperação em vez da competição, reconhece os erros como oportunidades de crescimento e promove o cuidado mútuo como atitude essencial. Os espaços são seguros para que as diferenças se encontrem e sejam respeitadas e onde se desenvolvem a empatia, o senso crítico e a autonomia moral.

A perspectiva ética transforma o papel do educador, que deixa de ser transmissor de conteúdos e passa a facilitador de experiências significativas. Sua atuação exige coerência entre discurso e prática, além de uma formação que contemple não só os saberes acadêmicos, mas também competências éticas e socio-emocionais.

Educar com ética é enfrentar os preconceitos, escutar as vozes silenciadas e colocar a equidade no centro da ação pedagógica. Mais do que preparar para o mercado, a escola prepara para a vida em sociedade. Uma educação centrada na ética é um caminho para a reafirmação da nossa humanidade.

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