Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Sexualidade fluida na adolescência será tema de palestra

Assunto será um dos abordados pela psicanalista Natália Travassos, no próximo dia 19/07, no IMOB

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jul 2023, 08h27
Palestra abordará sexualidade fluída na adolescência
 (Cottonbro Studio/Pexels)
Continua após publicidade

Não é incomum escutar que a nova geração lida de melhor forma com a sexualidade e todas duas variações. Este será um dos temas abordados na palestra “Diversidade Sexual e Homogenia Fóbica” da psicanalista Natália Travassos, no próximo dia 19/07, das 10h às 11h30, no IMOB (Rua México, 148/607 – Centro).

Apesar das escolas do Rio não estimulares o ensino sobre diversidade sexual na sala de aula, conforme apontou pesquisa da Associação Nova Escola, a percepção é que o assunto flui com mais naturalidade entre os adolescentes de hoje em dia. Contudo a pesquisadora quer trazer um outro aspecto, até então pouco abordado, sobre o assunto.

Em sua vivência no consultório Natália já observou casos de angústia relacionados ao que seria uma espécie de nova exigência social. “A experimentação da sexualidade mais ampla, nestes casos, não está sendo guiada pelo desejo mas como algo compulsório. Algo que precisa ser feito para pode pertencer ao grupo”, alerta.

Deixando claro a importância da possibilidade de experiência sexual mais ampla, a psicanalista analisa que a mudança de comportamento, de uma geração que enfrentava o desejo de algo que não era socialmente permitido para uma que pode experimentar a sexualidade livremente mas passa a fazer sem o desejo, apenas por aceitação social, precisa ser debatida.

“É preciso olharmos com atenção quando a bissexualidade passa a não ser guiada pelo desejo, mas sim por uma exigência de ter aquela vivência. Isso se torna um ato vazio”, explica.

Continua após a publicidade

Em sua palestra Natália abordará ainda outros aspectos relacionados a sexualidade, desde a história da homossexualidade, da aceitação na Grécia antiga à proibição pelo cristianismo; passando pela homofobia internalizada, até a disputa pelo espaço entre as “letras” da comunidade LGBTQIA+.

O valor para assistir a palestra é de R$ 100 (R$ 50 para estudantes) e o pagamento é via Pix (chave CNPJ 45.425.152/0001-74). Para mais informações 21 984855663 (whatsapp) ou e-mail: imob@oliveirabraga.com.br.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.