Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência cria camarote na Sapucaí
Objetivo do espaço é levar parceiros que possam apoiar ações da secretaria ao longo do ano
Responsável pelo Espaço Mais Acessível, frisa gratuita no setor 13 exclusiva para PCDs, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência terá um segundo espaço na Sapucaí este ano. Bem ao lado da área de 650 m2 que recebe o público haverá um camarote para parceiros e influenciadores, com o objetivo de conscientizar a respeito do tema e buscar patrocinadores para ações da SMPD.
Leia também: Tudo sobre acessibilidade no Sambódromo
“O lounge foi pensado para darmos atenção aos nossos parceiros sem tirar espaço da área gratuita, o que diminuiria o número de pessoas contempladas com a entrada gratuita. Não seria justo já que o objetivo é dar acesso para PCDs”, explica Helena Werneck, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.
Alguns resultados das parcerias da Secretaria já estarão disponíveis inclusive pro público este ano durante o Desfile das Escolas de Samba. As novidades são que, em parceria com a FeComércio, haverá a distribuição de abafadores de ruído para as pessoas com deficiência que possuem sensibilidade sensorial. Também será ofertado o “Cantinho da Descompressão”, um espaço para reduzir os impactos da estimulação sensorial, como luz e som alto para as pessoas que possuem Transtorno do Processamento Sensorial, como as pessoas autistas.
Ainda, em parceria com a MultiRio foram lançados os vídeos dos sambas-enredo das 12 escolas do Grupo Especial em Libras. Em menos de 10 dias no ar já foram registradas mais de 267 mil visualizações. “Essas parcerias já deram certo nos últimos anos, com as pessoas se sentindo ainda mais acolhidas, e estamos melhorando cada vez mais”, explica a secretária.
Mas o objetivo do espaço também é conscientizar as empresas sobre a importância da inclusão e buscar novas parcerias para outras ações que a SMPD desenvolve ao longo do ano. “Nosso trabalho é de reabilitação social e feito de forma transversal com todas as outras secretarias e com a iniciativa privada”, finaliza.